Publicidade

ABES participa do Circuito Urbano da ONU com UrbanSus

Mesa redonda acontece no dia 14 de outubro e contará com a participação de Jamile Sabatini, da ABES; Debora Sotto, do IEA USP; Laryssa Tarachucky, da EGG-UFSC; Leonardo Porto Ferreira, da SEMA; Tatiana Cortese, da Uninove; com moderação da jornalista Roxane Ré, do Jornal da USP

13 de outubro de 2021 07:26

A ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software participará do ciclo de seminários do Circuito urbano da ONU com o UrbanSus – Novas tecnologias e descarbonização de cidades, promovido pela Universidade de São Paulo (USP), no dia 14 de outubro, às 16h (horário de Brasília). A mesa redonda, online e gratuita, tem por objetivo promover o debate sobre cidades inteligentes e sustentáveis e inserir a sociedade em busca de um ecossistema colaborativo e uma sociedade livre de carbono. Para participar, acesse https://www.iea.usp.br/eventos .

A ABES, sempre atenta às transformações e adepta do debate plural de ideias, será representada por Jamile Sabatini, Diretora de Inovação e Fomento da associação, Pós-doutora e pesquisadora do Instituto Avançados da USP e pós doutora no EGC/UFSC. “Em uma sociedade cada vez mais urbana, é imprescindível que as cidades, atores envolvidos e a sociedade em geral promovam esforços para diminuir o impacto do aquecimento global e, neste sentido, a incorporação de novas tecnologias pode ajudar as cidades em seus esforços de descarbonização. Os dados são de extrema importância para uma reorganização quanto ao seu fluxo, mobilidade urbana e vida nas cidades. Precisamos debater e explorar cada vez mais esses novos caminhos e oportunidades para garantir a qualidade de vida nas cidades”, afirma.

A mesa redonda terá também como painelistas Tatiana Cortese, Advogada e Professora do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e Pesquisadora do Centro de Síntese USP Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados da USP; Laryssa Taranchucky, Doutoranda pelo EGG-UFSC e integrante do Grupo de Pesquisa Mídia e Convergência (MídiaCon) e do Laboratório de Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS), Debora Soto, Advogada e Pesquisadora no Centro de Síntese USP Cidades Globais do IEA USP; Leonardo Porto Ferreira, Secretário Executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina e Mestre em Aquicultura pela UFSC. A mediação será da jornalista Roxane Ré, do Jornal da USP.

Sobre a ABES

Associação Brasileira das Empresas de Software, tem como propósito contribuir para a construção de um Brasil mais digital e menos desigual, no qual a tecnologia da informação desempenha um papel fundamental para a democratização do conhecimento e a criação de novas oportunidades para todos. Nesse sentido, tem como objetivo assegurar um ambiente de negócios propício à inovação, ético, dinâmico, sustentável e competitivo globalmente, sempre alinhado a sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o mercado brasileiro da tecnologia da informação.

Em sintonia ao seu propósito, a ABES lançou a “Mobilização para a redução da desigualdade” em parceria com a ReUrbi e Observatório do Terceiro Setor, e com apoio da Weber Shandwick, cujo objetivo é apoiar projetos de inclusão social que promovam a capacitação na área digital, por meio dos recursos obtidos pela reciclagem de equipamentos de TI descartados pelas empresas. Esta iniciativa vai ao encontro com as recentes discussões da cúpula do clima, e alinhada aos 8 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e as melhores práticas de ESG (Environment, Social, Governance). Para participar desta mobilização acesse: https://abessoftware.com.br/mobilizacao-para-a-reducao-da-desigualdade-no-brasil/

Atualmente, a ABES representa aproximadamente 2 mil empresas, sendo 77% micro e pequenas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 24 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de cerca de 210 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R﹩ 80 bilhões em 2020.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito