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A startup Mobees mostra como o uso dessas soluções pode impactar de forma mais assertiva e eficiente no negócios dos anunciantes
As principais formas de mídia out-of-home, como os outdoors e mobiliário urbano já são velhos conhecidos do público e dos anunciantes, mas até hoje um dos grandes desafios desse tipo de anúncio é a dificuldade de mensurar os resultados. Quantas pessoas foram atingidas, onde, quem e quantas vezes são algumas das principais dúvidas que, na maioria das vezes, acabam ficando sem resposta.
A burocracia e demora no processo de veiculação é outro ponto que também não favorece os métodos tradicionais, já que essa demora acaba impedindo que algumas ações rápidas ou que não estavam previamente agendadas aconteçam com sucesso.
Dessa forma, apostar em novas soluções de mídia inteligente podem ser mais eficientes, incluindo até a possibilidade de utilizar referências que fazem sucesso no mundo da internet diariamente e que mudam extremamente rápido. Pensando nisso, a Mobees, plataforma de mídia exterior digital sobre carros de aplicativos, listou 5 principais vantagens da mídia exterior digital programática para ajudar anunciantes e agências a incluírem essa modalidade nas estratégias de publicidade e marketing omnichannel:
– Processo digitalizado e com menos burocracia
Toda a campanha é feita online, de maneira intuitiva e simples, por meio de plataformas que permitem que os clientes consigam seguir com o processo facilmente. Outro ponto positivo do digital é a possibilidade de prever a audiência x orçamento disponível e então investir assertivamente. Além da atualização praticamente em tempo real caso seja necessário corrigir ou trocar alguma peça da campanha. A integração entre a plataforma usada pelo anunciante e a tela inteligente exposta ao público é 100% automatizada.
– Mídia OOH móvel
No caso da Mobees, por ser uma solução móvel, o anúncio vai até a audiência e não o caminho inverso. Como? Usando geolocalização. Hoje, com o DOOH programático, é possível segmentar e criar diferentes peças de comunicação de acordo com o local que está sendo exibido, data, horário e muito mais. Isso garante mais assertividade e sucesso às campanhas. Se antes o mesmo outdoor anunciando uma nova loja ficava exposto 24h por dia, o que inclui até o período que a loja está fechada, hoje isso não é mais necessário. Usando soluções que trabalhem com geolocalização, é possível anunciar apenas no horário que aquele estabelecimento esteja funcionando para que as pessoas impactadas realmente possam ir até lá.
– Out of home flexível e personalizado
O céu é o limite. Por ser online e inteligente, não existe a obrigatoriedade de pacotes fechados, com prazos de início e término de campanha engessados, como nos veículos mais tradicionais de mídia exterior. Com uso de geolocalização e tecnologia 100% digital é possível adaptar uma campanha de acordo com a necessidade do anunciante. Não importa se são 100 anúncios diferentes para serem exibidos no mesmo lugar ou um único anúncio para 100 lugares diferentes. A empresa escolhe tudo: conteúdo, datas, horários, frequência de exibição, dentre outras.
– Marketing de Oportunidade
Uma das vantagens da segmentação é que as chances de assertividade vão ficando cada vez maiores. Um exemplo: um bar que fica na avenida principal de uma cidade decide investir numa solução de mídia OOH inteligente. Nos dias de jogo de futebol, eles têm uma promoção de cerveja. Com essas informações básicas, já é possível fazer um anúncio usando segmentação de data e geolocalização, trazendo informações da promoção, exibindo próximo ao endereço do estabelecimento e incluindo call to action sobre o jogo que será exibido. No decorrer da partida, ainda é possível atualizar o placar.
– Campanhas com dados reais
Começamos falando justamente sobre a dificuldade que o out of home tem na mensuração de resultados. Mídias inteligentes são capazes de gerar dados em tempo real. Com isso, os anunciantes conseguem analisar se a campanha está sendo bem sucedida ou não. E, dessa forma, fazer alterações necessárias ou investir nas peças que estão tendo melhores performances. É possível saber quantas pessoas foram impactadas, quantas vezes, onde os usuários estavam, horários e infinitas possibilidades de acordo com as segmentações escolhidas.
Por fim, outro ponto importante é ter uma tecnologia auditável pelo cliente ou por alguma instituição verificadora. Dessa forma, os anunciantes têm total segurança que os anúncios estão sendo realmente exibidos da maneira que escolheram.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito