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Confira quatro ações para aumentar as chances de crescimento no faturamento na Black Friday deste ano.
Todos os anos os varejistas precisam adotar novas estratégias para alavancar as vendas na Black Friday, isso porque, conforme o tempo passa, as necessidades e as preferências dos consumidores mudam. No ano de início da pandemia, houve um aumento da procura por lojas online, porém este ano, conforme pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) ocorreu o crescimento da circulação de clientes no comércio físico, sendo que as vendas subiram 28% nas lojas de rua e 40% nos shopping centers.
Ainda assim, as compras online continuam em alta. Segundo um estudo da Neotrust, o e-commerce brasileiro teve alta de 12,6% no 1º trimestre de 2022, o que representou um faturamento de R$ 39,6 bilhões, R$ 89,7 milhões de compras online e um aumento de 14% em comparação aos três primeiros meses de 2021.
“Integrar todos os canais de vendas e de atendimento, oferecendo aos consumidores uma verdadeira experiência de varejo omnichannel é essencial para aproveitar a data. Além disso, é importante oferecer diversas opções de pagamento para atrair cada vez mais clientes, uma vez que estão buscando por conveniência e praticidade no momento de efetuar a compra.e incluir também a possibilidade de parcelamento como o Buy Now Pay Later (Compre Agora Pague Depois), que é um tipo diferente de crediário”, afirma Patrícia Esteves, Chief Customer Officer da Zoop.
A seguir, confira quatro ações para aumentar as chances de crescimento no faturamento na Black Friday deste ano:
1.Pensar em toda a jornada de compra do cliente
Este aspecto é composto por diferentes etapas, que vão desde o momento que a pessoa descobre a sua empresa, até o relacionamento estabelecido no pós-venda. Neste trajeto é preciso pensar em todos os pontos de interação, como em potenciais gargalos que possam surgir e comprometer a conclusão da compra. No e-commerce, por exemplo, ter um site rápido e responsivo, que tem o layout alterado para adaptar o tamanho das páginas ao das telas de celulares e tablets, é essencial para que o potencial comprador não desista da sua aquisição, ou pior, parta para realizar a compra no concorrente.
2. Adotar o upsell e o cross sell como estratégias
O upsell consiste em oferecer um produto já adquirido pelo cliente, mas em uma versão atualizada — por exemplo, um tablet ou smartphone mais moderno. Já o cross sell visa aumentar o valor da venda, com a oferta de um produto complementar ao que o cliente está adquirindo — tais como sugerir a compra de um sofá novo ao comprar uma televisão.
3. Apostar no Social Commerce
Utilizar as redes sociais como canais de vendas, e não somente como veículo de divulgação de produtos e/ou serviços, ou de interação com o público-alvo pode ser uma estratégia vencedora para a Black Friday. Construa um conteúdo relevante do ponto de vista do seu cliente e explore bem a linguagem de cada rede social.
4. Diversificar os meios de pagamento para melhorar o checkout
Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, as soluções que valem a pena ficar de olho e que podem ajudar no aumento do volume de vendas são: carteiras digitais, links de pagamento, pagamento via QR Code, pagamentos por aproximação, pagamentos por aplicativos, também conhecidos como pagamentos invisíveis, além, é claro, do Pix em diversas formas, como o Pix na maquininha de cartão, e o Pix Copia e Cola. Não se esqueça do pagamento BNPL, em tradução livre compre agora e pague depois, uma modalidade de pagamento a prazo que pode ser oferecida em compras realizadas em lojas físicas ou online, sendo que o consumidor não precisa estar vinculado a uma instituição financeira, nem precisa ter limite de crédito pré-aprovado disponível, como ocorre com o cartão de crédito.
A Black Friday é uma data na qual o varejo oferece promoções para os consumidores e que ocorre na última sexta-feira de novembro, sendo que em 2022 ocorrerá no dia 25. É importante ter em mente que os descontos e promoções podem também ser aplicados além da data, durante todo o mês de novembro, um período que costuma ser chamado de pré-Black Friday, e durante a semana que antecede o evento, conhecida no comércio como a Black Week.
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