Publicidade
Vender produtos ou serviços para o mercado de tecnologia é o foco de diversas empresas que sabem que o setor está em ascensão e, portanto, aberto para novas parcerias.
Vender produtos ou serviços para o mercado de tecnologia é o foco de diversas empresas que sabem que o setor está em ascensão e, portanto, aberto para novas parcerias. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, de 2012 a 2020, o setor de TI cresceu 95,6%, e somente no ano passado este mercado expandiu 8,3%, decorrente do fortalecimento do home office e do comércio eletrônico. Porém, para companhias realizarem boas vendas para esta área e fidelizem clientes, é essencial que estejam preparadas para atenderem este público em específico.
A fim de auxiliar negócios a venderem mais e melhor, a Outbound Sales, edtech que transforma candidatos em profissionais de vendas outbound e que indica os melhores alunos treinados para as grandes empresas e startups, listou as quatro características de vendas mais procuradas pelas empresas de tecnologia.
1 – Agilidade
Empresas de tecnologia buscam fornecedores ágeis, já que o universo no qual estão inseridas, os processos são mais acelerados e decisões são tomadas muitas vezes, com urgência. “Especialistas em vendas outbound são fundamentais para uma empresa que oferece serviços para companhias de tecnologia. Neste tipo de venda, os profissionais realizam um menor número de contatos por dia, o que permite que se dediquem mais para cada cliente, entendendo profundamente as dores que enfrentam e encontrando soluções eficazes. Tudo isso torna o processo mais ágil e otimizado”, explica Tatiana Pezoa, CEO da Outbound Sales.
2 – Personalização
Cada vez mais as companhias de tecnologia buscam soluções únicas que estejam alinhadas à realidade e que atendam as reais necessidades que possuem. Para a CEO, a personalização é algo fundamental tanto para o que é oferecido pela companhia em si, quanto para o atendimento. “Não faz sentido colocar tudo em uma mesma caixa. Características específicas de cada negócio precisam ser levadas em conta e assim, cada cliente precisa ser atendido de forma personalizada. Estudar o mercado do consumidor e entender sobre o universo que este faz parte, é essencial, principalmente, porque o setor tecnológico é amplo”, afirma.
3 – Comunicação fluida
Segundo Pezoa, a comunicação é uma palavra-chave para vendas de sucesso, e a tecnologia deve ser utilizada para aprimorar todas as fases, desde a prospecção dos clientes, até o pós-venda. “A ótima comunicação permite que parceiros estejam sempre alinhados, e possibilita que problemas sejam resolvidos com antecedência, e melhorias sejam feitas rapidamente, o que é essencial quando levamos em conta que companhias de tecnologia estão sempre em veloz movimento. É importante destacar que hoje negócios podem contar com chatbots, plataformas que realizam assinatura de contratos de forma totalmente digital, entre outras inovações”, diz.
4 – Atualização
Toda empresa precisa atualizar os produtos e serviços oferecidos e formas de atendimento de maneira contínua, a fim de seguir as transformações do mercado. “O setor de tecnologia, está sempre se atualizando, e a área de vendas precisa acompanhar as movimentações, pois as instituições querem contar com parceiros que estejam atentos à todas as mudanças”, finaliza a CEO da Outbound Sales.
Fica claro, portanto, que para conquistar clientes da área de tecnologia, negócios precisam ter atenção em todos os processos que envolvem a venda e acompanharem sempre o ritmo deste público.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito