Publicidade

3 dicas para uma logística eficiente de entrega

Especialista destaca estratégias que podem elevar satisfação dos consumidores, otimizando prazos e custos e permitindo acompanhamento direto das compras em trajeto.

14 de setembro de 2022 11:43

O Dia do Cliente é uma das datas mais importantes do varejo nacional no terceiro trimestre. Somente no ano passado, o e-commerce brasileiro movimentou R$ 6 bilhões no período, de acordo com relatório da All In, uma alta de 22% na comparação com 2020.

 

De olho nesse cenário, muitas lojas planejam promoções e estratégias para aquecer as vendas e realizar uma pré-Black Friday, inclusive testando suas logísticas de entrega. Prazos expressos e atendimento de qualidade elevam a experiência do cliente e a fidelização.

 

Pensando nisso, Fernando Sartori, especialista em logística e founder da Uello, logtech especializada em logística urbana, separou três dicas para melhores resultados no Dia do Cliente, a partir de entregas de qualidade. Confira:

 

Gestão em tempo real

O prazo de entrega é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra do cliente. Não à toa, depois de efetivada a compra, o consumidor acompanha ansioso a trajetória do produto até sua casa, querendo ter certeza de que o receberá dentro do esperado. Adotar tecnologias para o acompanhamento da entrega em tempo real, além de permitir a identificação de problemas e sua rápida solução, traz para os consumidores maior segurança e inspira credibilidade.

 

“Informação e previsibilidade em todos os processos de entrega são cruciais. Isso vale para a primeira entrega e também nos processos de troca e devolução. Poder acompanhar esse itinerário e receber alertas sobre o deslocamento da compra eleva a qualidade do serviço e a satisfação do consumidor”, garante Sartori.

 

Logística reversa

Trocas e devoluções são frequentes no e-commerce. A chamada logística reversa precisa ser facilitada e rápida, tanto quanto a compra, pois tem grande peso na experiência do cliente e em sua percepção sobre os serviços da loja.

 

“Há diversas formas de facilitar esse processo e evitar, por exemplo, que o comprador tenha que se deslocar até uma agência dos Correios. A loja pode oferecer meios alternativos, como retirar o produto de forma agendada pelo cliente, disponibilizar pontos adicionais de coleta, entre outras estratégias”, sugere o especialista.

 

Milk Run

O Milk Run é um sistema de entregas que pode ser um diferencial em datas promocionais como o Dia do Cliente, por otimizar a logística e reduzir custos. Nele, um único veículo realiza coleta de produtos em diferentes pontos, para entregá-los em seus destinos, devendo respeitar um trajeto pré-definido e horários planejados na roteirização da frota.

 

“Funciona de forma diferente do sistema tradicional de logística, porque o fornecedor não faz a entrega do seu produto diretamente ao cliente. A vantagem é que as empresas têm maior controle sobre o processo de entrega e suas condições são definidas antecipadamente”, finaliza Sartori.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito