Publicidade

ESG e o seu papel com a tecnologia

Para se manterem competitivas no mercado, as empresas estão analisando seus impactos financeiros, sociais e ambientais

25 de maio de 2023 15:03
por:

O atual presidente da Softex é Msc em Marketing, tem MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é formado em engenharia pela Univer...

Não é novidade para ninguém que a preocupação com a reponsabilidade social, ambiental e governamental tem mudado a postura das empresas frente a essas questões. E para se manterem competitivas no mercado, as empresas estão ampliando seu escopo de trabalho e analisando seus impactos financeiros, sociais e ambientais.

Nesse contexto, a tecnologia desempenha um papel importante porque se torna uma ferramenta poderosa para impulsionar o progresso da ESG (Environmental, Social and Governance), sigla presente – nos grandes debates de negócios -, que avalia e relata o desempenho das organizações em termos ambientais, sociais e de governança corporativa.

Mas qual o impacto da tecnologia no que se refere à reponsabilidade social? É bom ressaltar que essa responsabilidade vai muito além do meio ambiente. As empresas, por sua vez, procuram se adaptar, mesmo com toda sua complexidade, aos desafios trazidos pela ESG, que não sou poucos mas que, aplicados corretamente, trarão benefícios para a sociedade.

Para melhor entendimento, a tecnologia, na questão ambiental, ajuda as empresas a reduzir o seu impacto no meio ambiente, com soluções inovadoras que podem amenizar os problemas climáticos já existentes. A Inteligência Artificial, que não para de nos surpreender, pode contribuir com o monitoramento e otimização o uso de energia nas grandes empresas, edifícios e processos industriais.

No campo social, o processo tecnológico melhora a equidade, aproxima pessoas e nações, além de facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde, educação e transporte. Outro ponto importante que merece destaque, refere-se à promoção da diversidade e inclusão, essenciais no mundo moderno.

A governança nunca foi tão essencial nos últimos anos. Com a tecnologia a governança ganha forma e corpo quando o assunto é melhoria na transparência e na prestação de contas. Muitas empresas e órgãos do governo têm adotado esse processo para a correta tomada de decisões, além de relatar o desempenho ESG das empresas.

Estamos presenciando uma verdadeira mudança de paradigma nas relações entre empresas, pessoas e clientes, com a adoção da ESG. Ser sustentável é um dever de todos nós. É preciso minimizar os impactos no meio ambiente com urgência. A equidade social deve ser para todos, e a transparência é fator primordial para governança. E não há dúvidas que a tecnologia , em toda sua plenitude, pode ser o caminho que contribuirá com essa grande mudança que certamente tornará o futuro das próximas gerações mais digno e igualitário.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito