5G bate à porta

Tecnologia que promete aumentar a velocidade de conexão começa a chegar no país.

20 de julho de 2022 13:49
por:

O atual presidente da Softex é Msc em Marketing, tem MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é formado em engenharia pela Univer...

A Capital Federal foi a primeira cidade a receber, recentemente, a tecnologia de quinta geração da internet móvel, o 5G, que promete um salto tecnológico jamais visto: conexão rápida e fluida com a possibilidade de suportar vários equipamentos interligados, ao mesmo tempo, sem perda de qualidade. Sem dúvida, um ganho e tanto para usuários e toda e qualquer empresa.


Como será o uso do 5G na prática? Podemos realmente esperar um ganho tecnológico? A resposta é sim. Para se ter ideia, as redes 5G funcionam por meio de ondas de rádio, exatamente como as redes móveis da geração anteriores. A explicação, portanto, de a velocidade dessa nova tecnologia ser mais rápida do que as outras é a banda larga móvel ser significativamente maior que as anteriores com capacidade de frequência entre 600 e 700 MHz, 26 e 28 GHz e 38 e 42 GHz.


É, sim, um salto tecnológico, até mesmo porque os dispositivos com a acesso à rede 5G poderão atingir taxas de 10GBps de download. E a Inteligência Artificial? Ficará mais rápida e mais autônoma do que nunca. O que parecia inimaginável, ou coisa de filme, com a tecnologia 5G ganha realidade.
Peço licença para lembrá-los sobre a publicação da Softex – em conjunto com a Huawei -, dos white papers que apresentou um estudo sobre o Desenvolvimento de Talentos Pan-Indústria 5G + Brasil “. O documento aborda os desafios que o país enfrentará com a entrada da tecnologia 5G nos mais diversos setores que precisarão de adaptar para esse novo mundo digital que já começou.

Será um grande desafio? Sim, sem dúvida. Mas nada impossível para empresas e startups que já lidam com todo tipo de tecnologia. Como amante do avanço tecnológico pujante do nosso país, tenho certeza de que vamos nos adaptar na velocidade que o 5G se apresenta.


Como presidente da Softex, não vou medir esforços para que a nossa transformação digital – por meio dessa e das novas tecnologias que surgirão e com a ajuda de startups e empresas – , projete o Brasil como um dos países mais digitais do mundo.


Bem-vindo ao 5G, um novo mundo de possibilidades que bate à porta.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito