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Segundo a Pesquisa Panorama de Vendas, realizada pela companhia, 51% das empresas aumentaram suas vendas e 39% melhoraram a satisfação dos clientes utilizando essa estratégia digital em 2023
A RD Station empresa líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, aponta como a abordagem Conversacional pode ser poderosa para ajudar as empresas a se destacarem, oferecendo uma experiência melhor aos clientes, além de gerar mais vendas, aumentar a fidelização e impulsionar o crescimento dos negócios. De acordo com levantamento realizado pela RD Station, 51% das companhias aumentaram suas vendas e 39% melhoraram a satisfação dos clientes com o uso da ferramenta.
Na abordagem conversacional, o WhatsApp é o principal canal de mensageria para 62% das empresas brasileiras, de acordo com o levantamento Panorama de Vendas 2023. Beatriz Costa, Head de Product Marketing da RD Station, destaca o uso poderoso dessa ferramenta: “Aliada ao uso da Inteligência Artificial em chatbots e em assistentes virtuais, o WhatsApp oferece uma experiência de compra com uma série de vantagens aos clientes, especialmente em termos de conveniência, eficiência, acessibilidade e personalização. No mercado, já existem ainda, produtos, como o RD Station Conversas, que permitem às empresas gerenciarem toda a comunicação e vendas através de canais digitais, tornando mais eficiente todo o processo, desde a interação instantânea, assim como o suporte e gestão dos leads”.
Além do uso da funcionalidade de mensageria, o WhatsApp também pode ser um excelente aliado no e-commerce: “Existe uma integração de anúncios da Meta, como Instagram e Facebook, com a opção de botão do WhatsApp e envio de mensagem. Trata-se de um link direto para iniciar uma conversa com as marcas. Esse tipo de estratégia se torna simples e muito mais eficiente quando executada por meio de automação, pois no momento em que o cliente entra em contato já é atendido por um chatbot programado para interagir e concluir a venda através daquela conversa.
Veja abaixo vantagens destacadas pela especialista, para implementar o Conversacional nos negócios:
A agilidade e prontidão são fundamentais em conversas digitais. Os clientes querem interagir pelos canais da empresa e obter respostas em tempo real. Por isso, uma empresa precisa virar a chave para uma ferramenta de atendimento digital que possibilita que atendimento em qualquer horário através de chatbots, ganhando escala e qualidade no atendimento humano. Enquanto a ferramenta possibilita automatizar etapas de verificação do contato ou qualificação de leads, por exemplo, os atendentes podem executar um processo mais ágil e de maior qualidade, gerando satisfação para o cliente e eficiência nas operações da empresa.
Ter acesso a toda a jornada do cliente durante a compra é um fator que fará toda a diferença na hora de impacta-lo com um diálogo e oferta personalizada. Uma empresa que consegue executar esse tipo de estratégia com muito mais facilidade contando com ferramentas de segmentação e automação, que possibilitará criar conversas personalizadas pelo chatbot de acordo com as necessidades, preferências e comportamento de cada cliente a partir do histórico de compras e interações passadas.
É essencial saber a possibilidade de realizar a integração do WhatsApp com outras ferramentas importantes, como CRM e E-commerce, para o negócio funcionar bem. Por exemplo: uma vez que o WhatsApp está conectado a uma ferramenta de atendimento digital, essa ferramenta pode ser integrada a um CRM de vendas e alimentá-lo em tempo real com informações da operação, como leads que iniciaram atendimento, histórico de chat e vendas concluídas. Dessa forma, será mais fácil organizar e acompanhar os dados dos consumidores e também gerenciar a operação de vendas. Integrar uma operação de ponta a ponta é um passo importante para a pessoa gestora de vendas, pois é a partir disso que ela conseguirá monitorar como está sua performance de funil em tempo real.
Investir em chatbots baseados em IA capazes de dar respostas precisas por meio do Processamento de Linguagem Natural (PLN) e de aprender com os diálogos ajuda a automatizar tarefas repetitivas, responder a perguntas comuns e personalizar as conversas. Isso permite que os times possam se concentrar nas conversas mais complexas e nos clientes que precisam de atenção extra.
*Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito