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A integração entre a venda online com a venda física pode trazer benefícios ao seu negócio e mantê-lo ativo
O modo de se vender passou por muitas alterações ao longo dos anos. Não muito tempo atrás, era preciso sair de casa para comprar roupas, comida e eletrodomésticos. Com as alterações de comportamento por parte dos clientes, muito do que era feito presencialmente foi transferido para o universo digital. Uma série de fatores justificam a crescente presença de empresas nas plataformas online: canais de vendas de até 24 horas, menores custos de manutenção de lojas físicas, e maior número de consumidores online e prospecção de clientes.
A união do mundo físico com o mundo digital tem nome: Figital. O termo foi criado na Inglaterra em 2015 para representar esse novo modelo de compra e venda, que não exige a utilização de apenas uma plataforma, mas sim, consiste na junção dos dois mundos convergindo para melhores experiências de compra por parte dos consumidores.
A mudança para o digital, apoiada no advento de novas tecnologias, impactam de forma positiva na geração de lucro por parte das empresas. De acordo com dados do portal E Commerce Brasil, os números apontam que 87% dos consumidores já fazem suas compras online. Isso representa um novo comportamento de compra por parte das pessoas e requer atenção das empresas, para que não se tornem obsoletas e percam clientes.
“Algumas empresas mais antigas estão sentindo a necessidade em se posicionarem no digital, com sites e canais de divulgação de seus serviços. Mas, elas também entendem a importância de seus negócios físicos. A Solutudo apoia empresas que estão só no digital, mas nós também oferecemos uma solução para as empresas que vivem no físico e querem integrar essas duas formas de atender e se relacionar com o público”, afirma o CEO da Solutudo, Rafael Somera.
Segundo pesquisa da consultoria NZN Intelligence, as compras online são preferidas por 64% dos entrevistados, enquanto 36% preferem adquirir produtos nas lojas físicas. O número alto de clientes online também se dá pela facilidade de conhecer a reputação da loja, em verificar como ela trata as reclamações de outros consumidores, e identificar qual o posicionamento da marca nas redes sociais, situações que são difíceis de verificar em lojas físicas.
Com isso, o CEO e especialista em vendas Rafael Somera, da Solutudo, informa 3 benefícios da sua empresa ser “Figital”:
Contato maior com o cliente
Atuando nos dois universos de vendas é possível fazer um nivelamento de qualidade, unindo a trocas de conversas típicas do comércio físico, enquanto no digital é possível brincar com a criatividade, usando canais digitais para atingir um público não somente da sua região, mas também do Brasil e do mundo inteiro;
Aumento das vendas
Por meio do figital, as vendas são realizadas de forma distinta, com condições exclusivas para cada segmento. Para as lojas físicas, pode-se impulsionar as vendas oferecendo retirada gratuita na loja, garantindo que o cliente visite o espaço, e para as vendas online, pode-se fazer campanhas de desconto acumulativo por quantidade de itens adquiridos ou oferecendo descontos em frete;
Diversidade e diferencial
Por mais que boa parte das lojas estejam se adaptando a esse novo modelo de vendas, a alternativa para se destacar na região onde está localizada é que a sua marca tenha a própria identidade, personalização e essência. Com isso, é possível usar a criatividade e novidade ao seu favor, a fim de alcançar o maior número de clientes.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito