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Executivos dos setores de e-commerce, varejo, finanças e logística explicam quais são as estratégias mais eficazes para o período
Faltando menos de um mês para o dia das mães, o empreendedor já deve se preparar para as vendas. Neste ano, a comemoração será no dia 14 de maio e, segundo uma pesquisa da Behup, 54% dos consumidores pretendem manter os gastos com presentes. Enquanto isso, 28% gostariam de aumentar o valor e apenas 18% pretendem diminuí-lo. Em 2022, o ticket médio gasto foi de R$ 198, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), e R$ 456 no e-commerce, segundo dados da Nielsen IQ Ebit e Bexs Pay.
Para se destacar entre a concorrência e aumentar o faturamento, o lojista precisa desenvolver estratégias que apresentem vantagens reais para o cliente, como promoções, descontos e soluções que melhorem a experiência de compra. Pensando nisso, executivos de setores como e-commerce, varejo, finanças e logística reúnem sete dicas para quem quer vender mais e melhor no Dia das Mães. Confira:
1. Aplique cupons de desconto
De acordo com um levantamento da Octadesk em parceria com a Opinion Box, 61% dos consumidores brasileiros têm comprado mais em lojas online do que em lojas físicas. Desses, 55% afirmam que os cupons de desconto oferecidos pelo comércio eletrônico influenciam a decisão de compra.
“Para os consumidores, os cupons são uma forma prática e fácil de economizar dinheiro com um item que desejam. Por isso, a implementação dessa estratégia costuma ser muito atraente e assertiva. Para os negócios, utilizando códigos exclusivos para cada cupom, é possível enxergar o número de conversões, quais foram os canais de divulgação mais eficientes e, assim, ajustar a estratégia para futuras datas”, diz Lucas Colette, CEO e fundador da Yampi, empresa de soluções para e-commerce.
2. Invista em campanhas de marketing
O investimento em campanhas de marketing sazonais é um caminho muito percorrido por empresas varejistas, e com grande potencial de trazer benefícios. “Datas como o Dia das Mães são uma oportunidade para que marcas possam se conectar com o seu público-alvo de forma mais direta e aumentar o engajamento. Além disso, essas campanhas podem gerar um aumento significativo nas vendas e na visibilidade da marca no longo prazo”, aponta Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce.
No entanto, as empresas devem planejar essas campanhas de forma cuidadosa e estratégica, considerando o perfil do seu público-alvo e as particularidades de cada data promocional. Investir em campanhas sazonais sem um planejamento adequado pode levar a resultados insatisfatórios e desperdício de recursos financeiros.
3. Esteja presente nas redes sociais
As redes sociais já se tornaram uma etapa fundamental na jornada de compra dos consumidores, que as utilizam para avaliar a loja e o produto antes da decisão final. Por isso, mantenha-se ativo nos canais do seu negócio para gerar engajamento, pois esse pode ser o condutor da conversão e do aumento nas vendas.
“Publicar vídeos e fotos, fazer lives e contagens regressivas de lançamentos despertam a curiosidade do consumidor e criam um vínculo com o cliente. Fale dos seus produtos, os diferenciais, tecnologias e benefícios. Se possível, traga exemplos e depoimentos de clientes reais. Isso dá ao usuário material para pesquisa e pode sanar possíveis dúvidas”, sugere Bruna Havresko, CEO e fundadora da Modab, e-commerce de moda feminina criado por uma mulher para todas as mulheres.
4. Mantenha a atenção na experiência do cliente
O foco na jornada do cliente é uma das grandes tendências para o varejo nos próximos anos, e foi reforçada na NRF 2023, a maior feira do setor, realizada em Nova Iorque. De acordo com uma pesquisa da New Voice Media, 58% dos consumidores não voltam a comprar de empresas onde tiveram uma má experiência, ressaltando o dever das marcas em se aprimorar no atendimento e logística, criando boas memórias na mente de seus clientes.
Em datas promocionais, como é o caso do Dia das Mães, em que as pessoas estão mais dispostas a comprar, oferecer essas experiências pode ser crucial, afirma Juliano Mortari, CEO e fundador da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).
“É importante que as lojas analisem períodos anteriores e se programem para atender uma maior demanda, podendo ser necessário o investimento na contratação de mais funcionários, ou o oferecimento de mais opções de entrega de produtos, aplicando estratégias omnichannel e mantendo a excelência no atendimento”, aponta o CEO.
5. Invista em novas soluções, como pagamento por recorrência
Para aumentar o ticket médio de pequenas e médias empresas, é necessário que o lojista identifique as necessidades de seus clientes, sobretudo daqueles com orçamentos apertados e pouco limite disponível no cartão de crédito. Nesse caso, o pagamento por recorrência pode ser uma ótima opção.
“Com essa solução, os estabelecimentos que oferecem serviços periódicos ou recebem mensalidades podem fazer cobranças recorrentes no cartão de crédito. As parcelas são lançadas mês a mês, permitindo que pagamentos e compras de valor alto sejam feitos dentro da realidade do consumidor, com garantia para o vendedor ou prestador de serviços. Além disso, oferece menos risco de inadimplência, pois não compromete o limite do cartão nos meses à frente, nem exige que o cliente tenha o valor total do produto ou serviço disponível em crédito”, explica Marcus Linhares, CEO da Bipp, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.
6. Tenha um sistema de pagamentos seguro
Oferecer um sistema de pagamentos seguro pode ser um chamariz e uma forma de fidelizar o cliente. No momento da compra, o consumidor compartilha seus dados pessoais, por isso, tem que sentir confiança no varejista. A empresa que faz a venda precisa ter um sistema robusto, capaz de atender essa necessidade sem falhas, mesmo em épocas de grande volume de vendas, como é o caso do Dia das Mães.
“Não estamos falando somente de vendas feitas por cartão de crédito. O Pix é uma forma muito segura de pagamento, mas o comerciante precisa ter um sistema seguro por trás para que a operação não sofra nenhuma falha. Oferecer um sistema antifraude gera confiabilidade e uma melhor experiência do cliente, que tem mais chances de retornar para uma futura compra”, esclarece Ticiana Amorim, CEO da Aarin, empresa especializada em Pix e Embedded Finance.
7. Diversifique os modelos de entrega
Sabendo que consumidores omnichannel gastam pelo menos três vezes mais que consumidores de canais únicos, segundo dados da empresa de pesquisa e inteligência de mercado Ipsos, ampliar as opções no formato de entrega de produtos comprados tanto no espaço físico quanto no online é uma estratégia promissora.
Para Andrei Dias, head de vendas da Nexaas, retail tech especialista em inovação para o varejo, o investimento em sistemas tecnológicos e logísticos que permitam a integração omnichannel só traz vantagens para os lojistas. “O cliente quer autonomia e ter um maior leque de opções em sua jornada de compras. Ele é quem deve decidir se quer comprar online e retirar na loja, comprar na loja e receber em casa, analisando o melhor cenário e que condiga com a sua rotina”, pontua.
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