Publicidade
Ferramentas inovadoras, formas de pagamento diversas e análise de dados podem ajudar a aumentar o ticket médio do e-commerce
Faltando poucas semanas para o Dia das Mães, o setor de e-commerce já está se preparando para as vendas. De acordo com uma pesquisa da Behup para a Globo, 54% dos consumidores pretendem manter os gastos com presentes, 28% gostariam de aumentar o valor, e apenas 18% pretendiam diminuí-lo. Em 2022, o ticket médio gasto foi de R$ 416.
O ano passado marcou a retomada das atividades do comércio depois dos anos de isolamento social e serviu de termômetro para fazer o planejamento dos próximos anos. Para 2023, a expectativa do e-commerce é aplicar as estratégias de inovação com ainda mais segurança, visando garantir a melhor experiência para os clientes e impulsos consistentes no faturamento.
Para se antecipar e garantir, desde já, a melhor experiência de compra, vale começar a desenhar estratégias e táticas para o período. A seguir, confira as principais dicas dos especialistas em varejo:
Facilite o pagamento
Garanta uma experiência de compra impecável para seu cliente. Ofereça um checkout transparente, que não o direciona para outra página na hora de finalizar a compra, e disponibilize o maior número possível de formas de pagamento, como cartão de crédito, boleto, link de pagamento ou Pix.
Além disso, aposte em parceria com fintechs que ofereçam soluções de pagamentos e ajudem a implantá-las em seu negócio de forma segura. “A facilidade de pagar por um produto ou serviço é um aspecto central na boa jornada do cliente, que pode ser determinante para ele prosseguir ou desistir de uma compra”, explica Marcus Linhares, CEO da Bipp, fintech que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.
Aposte no e-commerce 4.0
O e-commerce 4.0 nada mais é do que uma gestão unificada das principais áreas do e-commerce: tecnologia, marketing digital, consultoria e suporte técnico. A metodologia permite maior eficiência operacional, agilidade em definir ações, subir campanhas, ter toda decisão centralizada e pronta para execução. Além disso, pode trazer uma redução de custos, mensalidades e fees de agências. Tudo isso bem coreografado pode se reverter em satisfação do cliente e consequente alta na conversão.
“Quando todas as frentes são tratadas pela mesma empresa, o cliente percebe a coesão e o cuidado do e-commerce, confia mais na marca e compra sem receios. É nisso que pensamos quando falamos de e-commerce 4.0: apoio às micro e pequenas empresas em todo o processo, desde a implantação de tecnologias, curadoria e marketing digital, até a consultoria e o suporte”, explica Eduardo Werner, CEO da Wx3, empresa de tecnologia especializada em e-commerce.
Inclua serviços financeiros incorporados para aumentar o alcance das vendas
Os últimos anos trouxeram a oportunidade de os negócios investirem em ofertas de serviços financeiros para seus clientes, visando melhorar a receita e fidelizá-lo. Serviços de pagamento embarcados são opções de transações digitais inseridas em aplicativos que não são, originalmente, voltados para transações financeiras. Dessa forma, o cliente não precisa ir até a tela do seu banco para finalizar uma compra, mantendo-se no aplicativo ou site da loja.
Para isso, o CEO reforça que o varejo necessita se atualizar para oferecer serviços financeiros customizados e, assim, gerar novas linhas de receita que façam sentido nos modelos de negócio das empresas que querem estreitar a relação com seus consumidores.
“Podemos ter, como exemplo, a Wallet da Starbucks, que hoje opera com mais dinheiro depositado do que muitos bancos comerciais nos Estados Unidos. É um banco que também vende café porque essa experiência faz sentido para o seu cliente dentro de toda a jornada de consumo. É uma grande vantagem para o varejo”, explica Sérgio Irigoyen, cofundador e CEO da fintech Slice, plataforma que desenvolve o sistema operacional do dinheiro.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito