Publicidade
Congresso e feira chegaram ao fim nesta sexta-feira (24) reunindo em três dias 15 mil pessoas, 180 palestrantes e 450 municípios.
Com recorde de público, o Smart City Expo Curitiba 2023 chegou ao fim nesta sexta-feira (24), no Centro de Eventos Positivo (Parque Barigüi). Em três dias de exposição e congresso, o evento recebeu 15 mil pessoas, um aumento de 50% em relação à edição 2022, o que faz da cidade a segunda maior do mundo em público, atrás apenas da edição de Barcelona, entre 40 eventos realizados nos últimos 13 anos. Esta foi a quarta edição do maior evento de cidades inteligentes do país, organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, com a chancela internacional da Fira Barcelona. Além de Curitiba, o evento será realizado neste ano em Mérida (México), Bogotá (Colômbia), Santiago del Estero (Argentina), Doha (Catar), Xangai (China), Nova York (EUA) e Barcelona (Espanha). A quinta edição do Smart City Expo Curitiba foi confirmada para 20, 21 e 22 de março de 2024.
Para Caio Castro, sócio diretor do iCities, os números da edição evidenciam seu sucesso. “Somente em potencial de negócios gerados no evento, atingimos a marca de R$ 150 milhões. Em 2022, foram R$ 40 milhões. A edição de 2023 do SCECWB teve um espaço inédito para receber prefeitos e prefeitas durante os três dias de evento, o City Hall, que reuniu 450 municipalidades dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal. Recebemos visitantes e palestrantes de 45 países. E pela primeira vez no Brasil realizamoso Tomorrow Mobility, maior evento de mobilidade urbana do mundo.”
“Esta edição deu um grande passo à frente. Curitiba demonstra sua potência e capitaneia os projetos de smart cities pelo Brasil. Com representação do ecossistema, 65empresas presentes, representação inédita dos 26 estados brasileiros, e um congresso com 180 palestrantes de 45 nacionalidades. Curitiba dá a largada para o calendário global de eventos da Fira em 2023 como uma das cidades líderes em soluções de smart cities pelo mundo”, disse no encerramento Andrea Urdampilleta, diretora de eventos da Fira Barcelona.
Segundo Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, a organização do Vale do Pinhão contou com o entusiasmo e dedicação da cidade. “Compartilhar as boas práticas de Curitiba com o mundo é um dos objetivos da administração de Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Somente colaborando e trabalhando em conjunto é que podemos entregar serviços e experiências de qualidade para o cidadão. Estamos juntos com o iCities desde 2017, quando acreditamos no sonho dos três sócios, Beto Marcelino, Eduardo Marques e Caio de Castro. Desde então, estamos crescendo a cada ano”, comemora.
“É espetacular o que estamos vivendo nesse ecossistema do Paraná, comparado ao de cidades como Xangai e Barcelona. A sinergia entre o poder público municipal e estadual, somada à iniciativa privada e às startups regionais, em todos os setores de inovação, explica o sucesso do Smart City Expo Curitiba”, reforça Marcelo Rangel, secretário de inovação do governo do Paraná.
Organizado pelo iCities com chancela da Fira Barcelona e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão, o evento desde ano teve o patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios, Governo do Paraná e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com parceria das empresas Teletex, CWBUS, Enel X, Natosafe (Grupo Akiyama) e ST Engineering.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito