Publicidade
Especialistas dão dicas de como conquistar a tão sonhada vaga de trabalho na área.
O ano de 2022 está acabando, mas as várias oportunidades dentro do mercado digital estão cada vez mais atraentes. Cresce o número de pessoas que buscam uma oportunidade nesse nicho, principalmente relacionado ao marketing, por se tratar uma área promissora e ter sempre novas estratégias e ferramentas. A última edição do relatório “The CMO Suvery”, de 2022, mostra que 67,9% dos profissionais de marketing de nível sênior sentiram que suas funções aumentaram em importância.
A Taruman, Agência de Marketing Digital de São Paulo, com objetivo de ajudar os profissionais de comunicação e pessoas que pretendem entrar nesse mercado, abriu uma escola de Marketing Digital, onde as primeiras turmas foram um grande sucesso, com alunos saindo até com entrevistas de trabalho. “Nosso principal objetivo com a escola é com os nossos conhecimentos: proporcionar um ensinamento diferenciado para os futuros profissionais e que eles possam se destacar no mercado, na área que escolherem”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Taruman.
Muitos pensam que para trabalhar com marketing digital, ou seja, social media, SEO, tráfego e etc, só é necessário saber das demandas que a área pede, mas não é bem assim. O mercado de trabalho pede alguns pré-requisitos que nem sempre tem a ver com a área, mas, sim, com o perfil da vaga ou empresa. “Se o empregador tem uma empresa voltada para o jurídico, por exemplo, ele vai solicitar nos requisitos que o candidato saiba, pelo menos, o básico dentro desse universo”, ressalta Caio Damasceno, COO da Taruman.
Pensando nisso, o especialista em Marketing Digital, Caio Damasceno, COO da Agência Taruman, conta alguns requisitos para entrar no mercado e se destacar, independente da área:
1 – Noção de Matemática e Português:
Não basta saber, por exemplo, mexer no photoshop ou em alguma plataforma de comunicação, se a pessoa não souber redigir um texto. Caso isso venha a acontecer, aconselhamos que o profissional faça alguma aula rápida, só para ele não passar dificuldades no mercado. A área exige que o profissional saiba interpretar dados também;
2- Dominar outro idioma:
Inúmeras vagas de trabalhos estão solicitando uma língua a mais, normalmente o inglês ou espanhol. É importantíssimo que a pessoa, no mínimo, saiba o intermediário, pois nesse universo sempre acabamos utilizando algum outro idioma em algum momento da jornada profissional;
3- Buscar variados conhecimentos:
Óbvio, não é para o profissional sair por aí fazendo curso de tudo, mas é interessante que esteja por dentro dos principais assuntos do momento, independente da área. No universo da comunicação, dá pra juntar vários nichos como forma de atrair o público de forma orgânica;
4- Ser curioso:
Não deixe nenhuma dúvida de lado, sempre esteja desbravando sobre o universo em que trabalha ou está buscando entrar. Isso vai mostrar que você domina o conhecimento na área. E para conhecer sobre muitas coisas, é necessário ser curioso;
5- Prática em improvisação:
Não tenha medo de tentar o novo. Nesse universo, as pessoas que mais se destacam são as com ideias “diferentonas”, e para chegar até elas, foi necessário sair da zona de conforto. Então improvise, invente e arrisque.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito