Publicidade
Nesta terça-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2006.
*Por: Alexandre Nogueira.
Nesta terça-feira, 17 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Internet, data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2006, com o objetivo de promover reflexões sobre os novos usos e possibilidades que a rede mundial de conexões tem trazido para a sociedade. No entanto, para além de celebrar os avanços e caminhos abertos por essa tecnologia, em especial no campo da comunicação, a data também procura ampliar o debate em torno da inclusão digital, chamando a atenção para o fato de que, apesar da crescente evolução tecnológica assistida nos últimos anos, a conexão à internet ainda não chegou à todas as pessoas.
De acordo com o estudo “O abismo digital”, realizado pela PwC Brasil, em parceria com o Instituto Locomotiva, embora 81% dos brasileiros com mais de 10 anos de idade já usem a internet, apenas 20% desse contingente têm acesso de qualidade à rede. Ainda segundo o levantamento — que buscou não só mapear o acesso à internet no país, mas estabelecer relações entre conectividade e desigualdade econômica –, o total de usuários considerados “plenamente conectados” corresponde a apenas 29% da população brasileira (cerca de 50 milhões de pessoas) e estão concentrados nas regiões Sul e Sudeste.
Tratam-se, em sua grande maioria, de pessoas escolarizadas, pertencentes às classes A e B, que contam com celulares pós-pagos e com acesso tanto a notebooks quanto a pacotes de dados suficientes para utilizar a rede por um período médio de 29 dias por mês. Por outro lado, apenas 8% dos internautas plenamente conectados pertencem às classes D e E, enquanto entre os desconectados eles são 60%.
É em meio a esse cenário, marcado por evidentes disparidades de conectividade entre os extremos das classes sociais, que a Mercusys, uma das principais fabricantes mundiais de dispositivos de rede, procura se destacar, tendo como horizonte a missão institucional de proporcionar acesso de qualidade à Internet para o máximo de pessoas possível.
Acreditamos que, em um mundo cada vez mais conectado, todos devem ter acesso à vasta gama de oportunidades, informações, conteúdos, e opções de entretenimento disponíveis. Para tanto, a Mercusys está empenhada em ser uma parceira de confiança de seus clientes, sempre ampliando seus horizontes, com o intuito de democratizar o potencial infinito de conexões humanas que a Internet oferece.
Com a filosofia de “criar um mundo mais inclusivo através da tecnologia”, a Mercusys tem ampliado progressivamente sua oferta de roteadores, repetidores, adaptadores e switches voltados ao segmento SOHO (Small Office-Home Office), visando proporcionar aos usuários uma experiência Wi-Fi democrática, simples, estável, fluída e inteligente.
Graças à cooperação com renomados profissionais técnicos a nível global, a Mercusys tem desenvolvido produtos cada vez mais inovadores, sempre buscando aliar desempenho e custo-benefício. O compromisso com a excelência está entre os pilares da marca, que possui o sonho de enriquecer o maior número de vidas possível por meio de conexões de qualidade.
Em 2022, a missão e os ideais defendidos pela Mercusys estão especialmente alinhados à agenda anual da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência especializada da ONU, voltada para a promoção da conectividade universal às tecnologias de informação e comunicação como condição para o desenvolvimento sustentável.
Responsável pela instituição do Dia Mundial da Internet — oficialmente denominado “Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação” –, a UIT tem entre seus objetivos para 2022 utilizar a data como ferramenta de conscientização sobre a importância da tecnologia, tanto para que as pessoas se mantenham mais saudáveis, conectadas e independentes física, emocional e financeiramente — visando, inclusive, um envelhecimento mais saudável — quanto para a sustentabilidade dos sistemas econômicos e de saúde.
Nesse sentido, o secretário-geral da UIT, Houlin Zhao, afirmou: “O acesso igualitário às tecnologias digitais não é apenas uma responsabilidade moral, mas um fator essencial para a prosperidade e sustentabilidade globais”.
A Mercusys não só compartilha desses valores, como tem se esforçado para manter seus clientes em contato cada vez mais próximo e constante com o mundo digital, ajudando-os a desfrutar de uma experiência on-line mais proveitosa e gratificante. Nossa filosofia enfatiza o papel central da pesquisa e do desenvolvimento na criação de produtos que têm o poder de otimizar a vida diária, transformando casas e pequenos escritórios em ambientes ricos em conectividade.
*Alexandre Nogueira é gerente Executivo de Vendas da Mercusys.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito