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Tecnologia no processo seletivo para empresas e candidatos

Como softwares estão ajudando os setores de recursos humanos na hora da digitalização das etapas de recrutamento e seleção

25 de janeiro de 2022 16:20

As plataformas de automatização de RH têm ganhado destaque no mercado de trabalho, afinal nunca se falou tanto sobre a digitalização dos processos de recrutamento e seleção. Praticamente tudo que está ao nosso redor passa ou está prestes a passar por uma adaptação. Os setores bancários, do varejo, da agricultura, dos supermercados, as escolas e universidades, entre tantos outros, já vivem a realidade da tecnologia e Inteligência Artificial. E apesar do debate sobre segurança e privacidade, quem ainda não aceitou essa nova condição pode ficar para trás.

No caso do setor de recursos humanos, não poderia ser diferente, uma vez que a área vem apostando na utilização de ATS para recrutamento e seleção para otimizar as atividades, como é o caso do PandaPé, software desenvolvido pelo InfoJobs, empresa de tecnologias para recrutamento. Do inglês “Applicant Tracking System”, ou “Sistema de Rastreamento de Candidatos” no português, o ATS é um software de gestão de processos de recrutamento que armazena, lê e ranqueia currículos e informações dos candidatos, de modo que a empresa possa ser mais assertiva na hora da contratação. Resumidamente, em um ATS é possível encontrar a maioria ou todas as etapas de um processo seletivo tradicional, mas de forma digitalizada e automatizada.

Neste panorama, uma pesquisa realizada pelo InfoJobs em setembro de 2021, com a participação de 1.958 pessoas, entre homens e mulheres, de 17 a 60 anos, apontou que 92% entendem a importância de cada etapa do processo seletivo, das informações prévias até as entrevistas. Apenas 7% disseram que acham desnecessário a quantidade de etapas.

Os dados comprovam que o ATS se torna, na prática, uma boa forma para se recrutar. Isso porque para 80% das pessoas, a tecnologia pode deixar o recrutamento menos cansativo. As etapas de seleção servem de filtro para melhorar a assertividade da empresa, tanto na indicação de uma vaga quanto para a aceitação de uma proposta. E nota-se na pesquisa que a maioria prefere que o processo seletivo seja ainda mais preciso em seus resultados com a ajuda da tecnologia, mesmo que isso signifique um aumento de etapas.

Dos respondentes, 66% dizem que um processo seletivo muito extenso não é motivo para desistir de uma vaga. Ainda de acordo com o levantamento, na opinião de 69% dos profissionais, um recrutamento com mais de dois testes não se torna cansativo. Por isso, a automatização pode ser considerada uma aliada do RH e que quando bem utilizada, com etapas certas e acompanhadas pelo profissional, também soma positivamente à experiência do candidato.

O InfoJobs disponibiliza todas as funcionalidades de um processo seletivo digital por meio do PandaPé, o software mapeia o comportamento dos recrutadores e entrega os perfis ideais para cada vaga. “Nosso objetivo é aproximar o candidato à vaga que mais lhe interessa, com agilidade e muito mais chance de assertividade”, pontua a Country Manager do InfoJobs, Ana Paula Prado.

Logo, a digitalização do setor de RH traz benefícios para quem trabalha na área e para quem é diretamente influenciado por ela. Com a utilização do ATS, as empresas ganham mais eficácia e produtividade para o RH, atraem e contratam profissionais mais aderentes, além de economizar tempo e recursos.

“Nos últimos anos, o comportamento dos candidatos mudou e isso pode levar a um aumento na rotatividade de colaboradores. Como se sabe, um alto turnover é negativo para o desenvolvimento e sucesso das empresas, além de repercutir na reputação da marca empregadora. Por isso, é necessário encontrar o candidato certo, alinhado com a cultura organizacional para evitar desligamentos”, explica a Country Manager. Por isso, tanto as empresas quanto os recursos humanos tendem a se organizar cada vez mais para buscar o melhor desempenho do processo seletivo, a melhor experiência do candidato e a integração com diversos canais de divulgação.

Sobre o InfoJobs

Com mais de 19 milhões de visitas ao mês e 43 milhões de cadastros, o InfoJobs é uma empresa de tecnologia para RH. A plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos oferece, há 17 anos, ferramentas avançadas para gerir os processos seletivos das empresas e facilitam aos candidatos a vantagem de cadastrarem seus currículos de forma gratuita, contemplando profissionais de todos os perfis. Recentemente, a empresa atingiu o número de 100 mil anúncios publicados, acompanhando a tendência de crescimento das oportunidades no mercado.

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