Publicidade

Startups de comunicação têm boom durante home office em 2021

Com os olhos voltados para engajar e reter talentos, empresas passam a investir no setor com soluções inovadoras; Comunica.in e Progic já registram crescimento de mais de 300%

23 de setembro de 2021 07:40

O home office deixou mais evidente a força e importância dos colaboradores nas empresas, como a força motriz das instituições. Por isso, engajar para reter os grandes talentos de uma instituição se tornou um desafio a ser vencido. Buscando resolver essa questão, empresas têm procurado soluções simples e inovadoras de employee experience, que melhoram a experiência do colaborador com as rotinas do dia a dia por meio de uma comunicação interna mais efetiva. Esse movimento explica o boom das startups do setor durante os seis primeiros meses do ano, já que segundo um estudo da consultoria americana Gallup, divulgado em 2020, revela que funcionários engajados têm 59% menos probabilidade de procurar um novo emprego nos próximos 12 meses.

É assim que trabalha a Comunica.in, uma startup de employee experience multisoluções voltada para a comunicação interna e RH das empresas. O negócio nasceu com objetivo de facilitar a rotina dos colaboradores, estejam eles em qualquer lugar do Brasil, e até do mundo. Somente no primeiro semestre de 2021, a empresa cresceu 370% e ganhou mais 10 clientes. O portfólio conta com 41 empresas como Tigre, Bayer, Grupo SIMPAR, Greenpeace, Via Varejo, Electrolux, Deloitte e muitas outras. Além disso, neste ano, expandiu seu funcionamento para seis países além do Brasil, entre Uruguai, Colômbia, Argentina, Peru, Chile e EUA. Já são mais de 300 mil colaboradores envolvidos.

“A comunicação interna precisa entender e acompanhar as novas dinâmicas culturais da nossa sociedade. Afinal, comunicar envolve, também, mensurar e avaliar a qualidade daquilo que foi transmitido, por isso, somos tão importantes para organizações que tem como um dos seus valores entender a forma que as informações são avaliadas pelos colaboradores”, explica Felipe Hotz, CEO e fundador da Comunica.in. Surfando a ampliação em seu caixa, a startup também lançou, no início deste ano, um novo canal para complementar seu mix, o InWeb, um portal que irá integrar informações e comunicação a serviços corporativos, que já fazem parte da rotina dos colaboradores, tornando-se uma espécie de hub. “A ideia é proporcionar aos clientes essa nova possibilidade para simplificar rotinas do colaborador agregando diversos serviços em um só lugar”, completa Hotz.

Com a Progic não seria diferente. A líder no mercado de TV corporativa no Brasil, finalizou o primeiro semestre de 2021 com crescimento de 18% no faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior. A empresa conquistou ainda clientes como a Bayer e Nestlé, que apostaram na comunicação corporativa como vantagem competitiva na operação. “O mercado está reaquecendo e vamos acelerar ainda mais o crescimento no segundo semestre”, explica Rodrigo Cabral, sócio e diretor de vendas da empresa.

Segundo o executivo, as empresas estão cada vez mais cientes das vantagens competitivas estratégicas proporcionadas por uma comunicação interna feita de maneira assertiva e que impacte todos os colaboradores. “Instituições que investem em comunicação interna possuem colaboradores mais engajados, alinhados aos objetivos da empresa e com alto índice de retenção. Esses resultados positivos são o que buscamos oferecer às empresas via comunicação moderna, atrativa, acessível e totalmente personalizável”, finaliza Rodrigo.

Sobre o Comunica.In

Criado pelo empresário Felipe Hotz, profissional com 10 anos de experiência na área de Comunicação Interna e Endomarketing, o Comunica.In é uma startup que surgiu em 2017 para transformar a comunicação das empresas com o uso de inteligência de mercado e tecnologia. É uma plataforma de comunicação e engajamento para público interno de empresas, que oferece 6 canais de comunicação 100% digitais e mensuráveis, permitindo uma análise em tempo real do engajamento dos colaboradores.

Sobre a Progic:

A Progic é líder em TV Corporativa no Brasil para comunicação interna. Utilizando tecnologia própria, única totalmente brasileira no mercado, a Progic potencializa a comunicação com os funcionários por meio de telas espalhadas em locais estratégicos da empresa. A solução aproxima líderes e colaboradores com uma comunicação mais atrativa e em tempo real, aumentando o alinhamento com a cultura e os objetivos da empresa. São mais de 500 empresas parceiras, sendo 180 de grande porte, como IBM, Renault, Bradesco, Saint-Gobain, TV Record, entre outras, alcançando mais de 550 mil pessoas em todo o país.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito