Iniciativa deve acelerar em até 10% a vacinação contra Covid

O local funcionará no Apolo 235, hub de empreendedorismo e inovação do Porto Digital, um dos principais parques tecnológicos do Brasil. Parceria foi feita entre e empresas e entidades da iniciativa privada com a Prefeitura do Recife

23 de julho de 2021 10:12

Uma iniciativa do ecossistema de tecnologia de Pernambuco deve acelerar em até 10% a vacinação contra a Covid-19 no Recife. É que junto à prefeitura do município foi criado um novo posto de imunização localizado em um dos prédios oficiais de um dos principais parques tecnológicos do Brasil, o Apolo 235, do Porto Digital, localizado no Bairro do Recife. O local entrou em funcionamento na última segunda-feira (19). 

A ação teve o apoio de entidades como o SoftexRecife, Assespro PE, C.E.S.A.R, Porto Digital e Seprope. Além delas, empresas como a Acqio, Avanade, Avantia, Insole, Neurotech, Pitang, Serttel e TDS entraram na parceria que já arrecadou cerca de R$ 300 mil para arcar com os custos operacionais e de capital humano, como enfermeiros, auxiliares de enfermagem, pessoas para coordenar a fila e segurança para o local de vacinação. 

Além do aporte financeiro, o novo posto tem o objetivo de fazer com que as empresas de TI acompanhem o ritmo de vacinação local, além de sugerir ações para contribuir com a imunização da cidade, auxiliando a gestão pública no combate à pandemia.

O posto é aberto à toda a população e receberá as pessoas de acordo com os grupos anunciados pela Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente a cidade vacina pessoas a partir dos 34 anos.

O prefeito do Recife, João Campos, esteve no local para observar a vacinação no novo posto. João, destaca que o local terá agora uma rotina de esperança.

“Isso é muito bom, um grande problema foi ter perdido tempo e a expectativa agora é de chegar vacina, precisamos ter essa capacidade de vacinação. Uma iniciativa como essa é muito importante para mobilizar a cidade e o segmento, vai ser uma rotina de esperança e vai ficar esse símbolo e o fato concreto de que é possível firmar parcerias”, disse.

O presidente do SoftexRecife, Yves Nogueira, declara que a iniciativa representa a união do setor de tecnologia da informação.

“Desde o começo da pandemia nós sempre tivemos em mente que o melhor caminho a seguir é aquele apontado pela ciência. Já no ano passado lançamos a campanha pleiteando a vacinação da população. Essa parceria mostra a união do nosso setor de TI e como podemos ajudar a sociedade “, diz o presidente Yves Nogueira.

Yves, aponta que a iniciativa foi pensada como uma forma de contribuir com a imunização, além de estimular outros setores a terem a mesma iniciativa. “É uma coisa que mostra que se a iniciativa privada puder contribuir, nosso ritmo de vacinação pode melhorar. Com a vacina conseguiremos retomar uma normalidade, esperamos com essa ajuda e investimento no novo posto mostrar a outros segmentos que ações ajudam toda a população”, contou. 

Ismar Kaufmann, vice-presidente da Assespro Pernambuco, explica que, além da iniciativa de oferecer o ponto físico para vacinação e os profissionais, a campanha prevê ainda um monitoramento do sistema de vacinação identificando os gargalos que possam existir.

“Se a Assespro existe em diversos estados, existimos porque promovemos a ideia de que o desenvolvimento vem da atividade empresarial, essa é uma ação de desenvolvimento econômico social. Temos muito com o que contribuir e essa ação demonstra o nosso compromisso”, declarou.

Estiveram presentes também na visita do prefeito do Recife, o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, o presidente do Seprope, Gerino Xavier, entre outros empresários do ecossistema.

A cidade do Recife conta com 26 pontos de vacinação contra a Covid-19, que funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo, sendo pontos de drive-thru ou salas de vacinação. 

O espaço fica localizado no Apolo 235, que fica na rua de mesmo nome, e conta com quatro salas de vacinação. O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife.

Foto: Agência Maturi

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito