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5 dicas para PMEs facilitarem pagamentos e garantirem sucesso de seus negócios

Especialista em pagamentos defende que oferecer diferentes métodos é essencial na realidade econômica do país

15 de dezembro de 2022 17:26

Com o varejo movimentado neste fim de ano por algumas datas sazonais, como: copa, natal e ano novo, os lojistas estão dia após dia ajustando detalhes nos processos para garantir o sucesso nas vendas. Portanto, com o mercado cada vez mais competitivo, os preços baixos não são mais o único fator que atrai os clientes. É preciso que os negócios olhem com atenção e carinho para as formas de cobrar produtos e serviços dos seus clientes, já que a experiência e jornada de compra também são importantes para a economia doméstica brasileira, depois de dois anos de restrições.

 

“Aos poucos, o mercado está se normalizando dentro da realidade econômica do pós-pandemia. É preciso entender as necessidades de cada um. Dá para oferecer soluções em que nenhum dos dois lados saia perdendo, garantindo que os negócios tenham sucesso em suas vendas e os brasileiros consigam fazer compras dentro da sua realidade”, explica Marcus Linhares, CEO da fintech BIPP, plataforma que oferece serviços de pagamento digitais para pequenas e médias empresas.

 

De acordo com um relatório da Adyen, 41% dos brasileiros utilizam meios digitais como única forma de pagamento na hora das compras, evitando dinheiro ou cartões físicos. As formas mais comuns são pagamentos por aproximação via cartão, celular ou smartwatch, Pix, QR code, carteiras digitais, WhatsApp Pay e links de pagamento online. Pensando nisso, Linhares separou algumas dicas para facilitar o pagamento em cada espaço e garantir o sucesso de vendas. Confira:

 

Continue apostando no PIX: Há dois anos, o Pix chegou para se tornar uma das ferramentas mais rápidas e práticas para fazer e receber pagamentos. Com mais de 26 bilhões de transações realizadas, as operações utilizando o meio de pagamento subiram 94%, segundo dados da Febraban. “As pessoas cada vez mais estão pagando por meio da carteira digital e deixando de lado o dinheiro em espécie. Portanto, crie uma chave Pix para seu negócio ou disponibilize uma imagem com o QR Code para garantir a venda”, comenta Linhares.

 

Links de pagamento podem garantir uma boa experiência ao cliente: Para quem vende pelo WhatsApp ou por outras redes sociais, o link de pagamento é uma alternativa rápida de envio. Ele pode ser encaminhado por mensagem direta nos aplicativos, SMS e e-mail. Os links dão aos clientes o poder de decisão sobre a melhor maneira de pagar por um produto ou serviço. “Uma das primeiras dicas para fidelizar um cliente é deixar ele à vontade dentro das suas escolhas de compra, e isso cabe na hora do pagamento também. Os links são uma ótima opção para deixar a clientela decidir se deseja pagar por cartão de crédito, débito, Pix ou dinheiro. Essa liberdade garante uma ótima experiência”, explica o especialista.

 

Não descarte os boletos: Mesmo com a evolução das ferramentas digitais, há quem prefira o dinheiro e os boletos. Esteja preparado para receber meios de pagamento tradicionais. Mais da metade dos brasileiros preferem fazer compras com dinheiro por segurança, de acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral. “Os boletos são uma ótima opção, já que podem ser pagos em dinheiro em casas lotéricas e bancos”, continua Marcus.

Invista em novas soluções, como pagamento por recorrência: Para os estabelecimentos que oferecem serviços periódicos ou recebem mensalidades, é possível fazer cobranças recorrentes no cartão de crédito. É a mesma ferramenta utilizada por serviços de streaming e assinaturas online, como a Netflix e o Spotify. “Oferecemos aos negócios uma tecnologia própria para que eles insiram o pagamento por recorrência no leque de opções. Esse método não compromete o limite total do cartão de seus clientes, além de diminuir o risco de inadimplência”, explica o CEO da Bipp.

 

Fique de olho no controle de pagamentos: A gestão dos pagamentos é muito importante, não só para controlar o fluxo de caixa do seu negócio, mas para entender seus clientes, analisar as melhores formas de pagamentos, reduzir custos e aumentar as vendas.

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