Publicidade

O Metaverso no futuro ou o futuro do Metaverso?

Será que não foi um alarde? Ou o Brasil ainda não está preparado para essa tecnologia?

31 de outubro de 2022 09:25
por:

O atual presidente da Softex é Msc em Marketing, tem MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é formado em engenharia pela Univer...

Definitivamente, 2022 foi ano que mais ouvimos falar sobre o Metaverso – esse novo mundo digital que chegou prometendo, e ainda promete, elevar o patamar do que a humanidade conhece sobre tecnologia. E, na reta final do ano, será que não foi um alarde? Ou o Brasil ainda não está preparado?


Em fevereiro deste ano, escrevi o artigo “O Metaverso já Chegou”, o qual relato sobre as incríveis experiências que vamos experimentar nesse “novo mundo virtual” e que, à medida que os consumidores utilizassem a ferramenta para as infinitas possibilidades , a popularização se tornaria mais evidente. Acontece que não está sendo tão fácil como se pensava.


No Brasil, pelo menos, o Metaverso caminha a passos lentos. Para um melhor entendimento, apenas um nicho que se interessa pelo assunto, além das empresas, faz previsões mais otimistas que de em um futuro não muito distante essa nova tecnologia irá se popularizar. Mas é preciso ter cautela.
Recentemente, a dona do Facebook, que popularizou o Metaverso, anunciou que já acumula inacreditáveis R$ 50 bilhões de prejuízo com a nova tecnologia neste ano, mas que pretende investir no desenvolvimento de mais ferramentas tecnológicas ligadas a esse novo conceito, mesmo com possíveis resultados negativos. Ora, será que todo esse investimento realmente terá algum impacto nos negócios virtuais? Ainda é um pouco cedo para traçar um diagnóstico.


Embora muita gente no Brasil não saiba o que significa Metaverso ou apenas ouviu falar e não se interessou pelo tema, é grande a expectativa de que novidade atinja o maior número de consumidores possível, a exemplo dos mercados de varejo com atendimentos personalizados. No entanto, no país, a transformação digital ainda não chegou para todos.


Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontaram que os excluídos digitais chegam a 28,2 milhões de brasileiros e que, pelo custo e pela necessidade de aquisição de ferramentas de tecnologia, esse número tende a aumentar nos próximos anos.


Levar a transformação digital para todo o país é uma das premissas da Softex, que vem atuando incansavelmente para que o nosso sonho se torne realidade. O Metaverso, que primeiro momento causou um alvoroço no mundo digital, veio para ficar e ditar futuras regras, mas precisamos saber – se realmente-, mesmo com todo o aparato tecnológico ao nosso dispor, se as pessoas efetivamente gostariam de passar parte do seu tempo em um ambiente virtual.


Qual será de fato o impacto do Metaverso nas nossas vidas? Vamos ter que esperar o que o futuro nos reserva.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito