Publicidade

A Inteligência Artificial e o impacto social

A IA já está incorporado no nosso dia a dia.

21 de março de 2023 14:48
por:

O atual presidente da Softex é Msc em Marketing, tem MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e é formado em engenharia pela Univer...

Mais uma vez retomo ao tema Inteligência Artificial. Por mais clichê que possa parecer, é importante reafirmar que a IA já está incorporado no nosso dia a dia. Sem medo de errar: estamos e somos totalmente dependentes dessa tecnologia. Quase tudo que executamos, no que diz respeito às ferramentas tecnológicas, há uma “Inteligência”, que nos observa, nos guia e dita regras. Para os mais céticos, isso é apenas uma “moda passageira”, mas não é o que está acontecendo e eu vou tentar explicar o porquê.


Primeiro gostaria de relembrá-los de que a Inteligência Artificial começou nos anos 50 com a criação do primeiro laboratório de IA na Universidade de Carnegie Mellon e foi, meus caros leitores, um marco até mesmo porque essa inteligência esboçava, vejam só, uma tentativa de criar funcionalidades para o advento do computador.


E desde então, estamos presenciando velozmente uma revolução tecnológica que vem mudando o comportamento de cada indivíduo que tem acesso a uma ferramenta tecnológica. Não à toa que os ganhos que tivemos com a Inteligência Artificial são incríveis, a exemplo do aumento da automação, mais comodidade, aumento na velocidade de conclusão de tarefas, dentre outros. E vem muito mais por aí.
Recentemente veiculou na mídia internacional o Chat GPT, inteligência artificial que vem revolucionando e gerando muitas discussões, inclusive éticas, de como nos relacionamos com a tecnologia. Essa tecnologia é uma espécie de evolução das assistentes virtuais como a Alexa e Google Assistente, que oferece ao usuário uma forma simples de conversar e obter respostas. Essa nova revolução tecnológica vem mudando algumas regras sociais, uma delas tem impacto no ensino.


Especialistas na área de educação estão criticando o benefício da ferramenta, alguns levantam a hipótese de que a ferramenta pode trazer um impacto negativo no ensino por não forçar o aluno e pensar e pesquisar. Por outro lado, outros afirmam que o Chat GPT está ajudando a personalizar o ensino, além de permitir que os professores economizem tempo ao automatizar tarefas.


Cabe aqui deixar para reflexão algumas desvantagens dessa tecnologia, a exemplo da produção de informação não credíveis, tendenciosas, o desconhecimento de fatos recentes e relevantes.
De toda forma a Inteligência Artificial, mais presente do que nunca no nosso habitat , tem se mostrado uma grande aliada da humanidade. Tecnologias como Chat GPT, Metaverso, 5G e tantas outras que irão surgir não são pontos negativos, muito pelo contrário. Devemos e precisamos sempre debater de forma ética o impacto dessas ferramentas, onde cada um deve usá-la da forma correta.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito