Publicidade

Web Summit Rio: Abstartups inicia segunda reunião do Startup20

Na programação do primeiro dia, especialistas e autoridades discutiram sobre inovação na área de políticas públicas e o ESG no ambiente de startups

17 de abril de 2024 14:03

Ontem, terça-feira (16), a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) deu início aos trabalhos da segunda reunião do Startup20 no Brasil, mais especificamente na cidade do Rio de Janeiro, em meio ao Web Summit Rio, um dos principais eventos de negócios e inovação do mundo. Na ocasião, a presidente da Abstartups, Ingrid Barth, destacou a importância de fomentar o ambiente de tecnologia brasileiro, como forma de posicionar o país frente ao ecossistema de inovação mundial e também atrair investimentos para os negócios nacionais.

 

“Para que o mundo acredite no nosso potencial empreendedor e inovador precisamos, antes de tudo, também acreditar e dar visibilidade à nossa capacidade de fazer negócios. Mesmo com todos os desafios, nossos empreendedores constroem negócios inovadores e com grande potencial de transformação”, disse. “O Web Summit e a cidade do Rio de Janeiro é o palco perfeito para alargarmos os horizontes das nossas discussões globais e abrilhantar a liderança brasileira do bloco econômico, abraçando as ideias pioneiras propostas pelo grupo de engajamento do G20″, aponta Ingrid.

 

Na cerimônia de abertura estiveram presentes Márcio França, Ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; Lucas Padilha, Presidente do Comitê Rio G20; e Clécio Luís, Governador do Amapá, estado que sediou o primeiro encontro do Startup20 no Brasil em fevereiro deste ano.

Para os três dias de evento, que se encerra nesta quinta-feira, 18, são esperados representantes de mais de 20 delegações, entre elas Angola, Argentina, Bangladesh, Brasil, China, União Europeia, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Noruega, Omã, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Espanha, Suíça, Turquia, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai.

 

Plenárias e rodadas de discussão

Na primeira plenária do dia, Cristina Mieko, Head de Startups do Sebrae Nacional; Edivaldo Reis, Gerente de Inovação da Embratur; e Tatiana Roque, professora titular do Instituto de Matemática da UFRJ e ex-secretária de Ciência e Tecnologia da cidade do Rio de Janeiro, discutiram sobre Inovação em Políticas Públicas e Políticas Públicas de Inovação.

Já a segunda rodada de discussão do dia girou em torno do tema “Horizontes Sustentáveis: Moldando o Futuro do ESG em Startups de Tecnologia e Inovação” e contou com a participação de Mariane Takahashi, CEO da Abstartups; Danilo Igliori, economista-chefe da Nomad; e João Amaral, CEO e fundador da Sustainable Ventures.

O Startup20 é um grupo que reúne representantes do ecossistema de startups dos 19 países do G20 e da União Europeia e União Africana. O primeiro encontro do Startup20 no Brasil foi realizado nos dias 23 a 26 de fevereiro em Macapá (AP). Após o evento no Rio, o encerramento dos encontros no país será em São Paulo (SP), entre 9 e 12 de setembro.

 

*Fonte: Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito