Publicidade

Capacitação para profissionais em Tecnologia da Informação

Idealizada pelo Grupo FCamara, projeto Migração de Carreira busca diminuir déficit de profissionais de tecnologia no mercado

4 de novembro de 2021 07:53

O setor de tecnologia da informação (TI) enfrenta déficit de profissionais. No Brasil, essa carência deve ser de mais de 400 mil trabalhadores até 2022. O país forma anualmente cerca de 45 mil especialistas em tecnologia, contra 70 mil novas vagas abertas por ano, de acordo com a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). Ainda segundo a Associação, nos três primeiros meses de 2021, foram contratados 41 mil profissionais de TI no país, um número surpreendente quando se considera que, em todo o ano de 2020, foram 47 mil.

Uma das alternativas encontradas pelas organizações para amenizar a falta de mão de obra é oferecer cursos e treinamentos internos como estratégia para formar pessoas. Essa tendência reflete a expectativa de que o déficit deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Foi pensando em contribuir com a formação de profissionais de TI e capacitar quem deseja ingressar nesse mercado, que o Grupo FCamara, consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital, lançou o “Migração de Carreira”. O projeto vai preparar pessoas que desejam mudar de área e atuar como Quality Assurance ou analista de Teste. Além da preparação técnica, os participantes poderão concorrer a vagas de trabalho no Grupo FCamara.

A iniciativa é realizada em parceria com Conie Menezes, Quality Assurance que atuou por sete anos como designer de interiores, até passar por uma transição de carreira para a área de Tecnologia. Nisso, viu a oportunidade de criar uma comunidade onde pudesse compartilhar e aprender mais sobre a área de testes. Foi então que criou a Girls Testing, comunidade com mais de 300 integrantes, desde júnior a sênior, e também, com mulheres que buscam transição de carreira, cria conteúdos junto a outras criadoras de conteúdos sobre QA, tecnologia, empoderamento, e motiva mais mulheres para a área da tecnologia. “Enxerguei a oportunidade de me realizar se arriscasse uma nova área. Com essa experiência, preparamos o Migração de Carreira, para possibilitar que outras pessoas, com o mesmo desejo que eu, estudem e se profissionalizem para esse mercado em ascensão”.

O projeto disponibiliza uma trilha de conteúdo totalmente gratuita. Após consumi-lo, o participante poderá se candidatar na página de carreiras do Grupo FCamara. A partir daí, poderá ser chamado para participar de processo seletivo na empresa.

Mesmo os participantes que acabem não sendo contratados têm o benefício de acessar conteúdo gratuito e de qualidade e de adquirir conhecimento técnico, permitindo que se habilitem para outras oportunidades no mercado.

“O objetivo é ajudar a suprir a falta de profissionais no mercado e investir na carreira dessas pessoas que se esforçam e querem mudar de profissão. Acredito que estamos fazendo a diferença tanto na vida das pessoas quanto na conjuntura do mercado, investindo em aprendizado e acreditando na capacidade de evolução de cada um”, afirma Fabio Camara, CEO do Grupo.

Para participar do projeto Migração de Carreira, os interessados podem se inscrever através desse link.

Sobre o Grupo FCamara

Considerada a maior empresa de serviços para ECommerce da América Latina, a FCamara é uma consultoria de TI para resultados em negócios, que promove transformação digital ao prover múltiplas soluções tecnológicas, com atuação nos principais players do mercado de saúde, educação, indústrias, entre outros. Após imersão no Vale do Silício, fundou a Orange Ventures, sua própria Venture Builder, que já lançou diversas startups com foco B2B.

 

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito