Publicidade

Testes genéticos são aliados na promoção do bem-estar e qualidade de vida

Simples e cada vez mais acessíveis, testes identificam predisposições genéticas a doenças e ajudam na criação de treinos e dietas personalizados.

5 de agosto de 2022 14:35

No dia 5 de agosto é comemorado o Dia Nacional da Saúde, criado para conscientizar a população brasileira sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável, com a aquisição de hábitos que promovam bem-estar e ajudem a prevenir doenças. A data foi escolhida em homenagem ao médico e sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.

 

Mais do que a ausência de doenças, as definições mais modernas de saúde levam em conta os vários fatores físicos e mentais que podem influenciar na qualidade de vida de um indivíduo, como a qualidade da alimentação, a prática de exercícios físicos, a qualidade do sono e as atividades de lazer, entre outros. E nas últimas décadas, a área da genética tem contribuído cada vez mais para a promoção da saúde no Brasil.

 

“Exames genéticos são importantes aliados para quem busca uma vida mais saudável, graças ao elevado grau de autoconhecimento que eles proporcionam”, afirma Gustavo Janaudis, CEO da testfy, healthtech de autocuidado, longevidade e saúde que oferece uma ampla gama de testes, cujas coletas podem ser feitas nas clínicas por profissionais ou em casa pelos próprios pacientes.

 

“Pelo mapeamento genético é possível, por exemplo, descobrir predisposições a doenças, avaliar genes relacionados à aptidão física e identificar aqueles que interferem no estado nutricional. Além disso, os testes ajudam o médico a diagnosticar uma doença quando há similaridade de sintomas. Com essas informações, os tratamentos tornam-se mais assertivos e podem ser personalizados, garantindo mais qualidade de vida ao paciente”, explica.

Nos últimos anos, os avanços nas pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias contribuíram para tornar os testes genéticos mais simples, rápidos e acessíveis. Além disso, a variedade de opções cresceu bastante, e atualmente existem exames para as mais diversas especialidades médicas. A testfy, por exemplo, oferece mais de 50 painéis genéticos, que avaliam desde riscos cardiovasculares e de câncer, até opções para genética nutricional, genética esportiva e microbioma (intestinal, oral e feminino), entre outros. Mais recentemente, a marca passou a oferecer painéis de longevidade e o DNA da Bochechinha.

Entre as adições ao portfólio está o DNA Livro da Vida. O nome do teste não é à toa: ele mapeia a totalidade do exoma (região codificável do genoma humano) revelando predisposições a muitas doenças, incluindo cânceres, hipercolesterolemia e patologias cardíacas. “Todos os cerca de 22 mil genes que compõem o exoma são mapeados, o que garante ao paciente um elevadíssimo nível de autoconhecimento genético. O resultado pode ajudar a nortear futuras escolhas relacionadas ao estilo de vida e à necessidade de tratamentos ou acompanhamento médico, aumentando sua longevidade e bem-estar”, destaca Gustavo.

Os testes podem ser adquiridos por profissionais da saúde por meio da plataforma de e-commerce da marca. Novas opções serão adicionadas ao portfólio em breve.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito