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Terceirização em TI: mitos e desafios na busca por profissionais qualificados

Especialista em outsourcing explica a importância de uma abordagem estratégica para encontrar e reter talentos

29 de fevereiro de 2024 13:43

Diante da persistente escassez de talentos no mercado brasileiro e da contínua demanda por profissionais qualificados em Tecnologia da Informação (TI), muitas empresas recorrem à terceirização para suprir suas necessidades e acompanhar a rápida evolução tecnológica. Porém, há uma série de mitos e também desafios que cercam essa prática, exigindo uma análise cuidadosa por parte das organizações na tomada de decisões.

De acordo com um estudo realizado pelo Google, até o ano de 2025, haverá um déficit de 530 mil profissionais na área de TI. Segundo informações fornecidas pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), em colaboração com a Abstartups (Associação Brasileira de Startups), de 2021 a 2025 cerca de 53 mil graduados serão inseridos no mercado anualmente, enquanto a demanda por profissionais qualificados no setor tecnológico será de 800 mil no mesmo período.

Diante desse cenário, Samantha Puerro, head de negócios em outsourcing (termo em inglês para terceirização) da Nexmuv, cita os principais mitos e desafios referentes à terceirização de profissionais na área de Tecnologia da Informação:

Terceirização é a solução definitiva para a escassez de talentos em TI

Diante da busca por soluções para a escassez de talentos, as empresas se deparam com desafios como a falta de qualificação dos profissionais, padronização no desenvolvimento de software, dependência de fornecedores de outsourcing e a integração de equipes (terceirizados e contratados).

“Embora a terceirização ofereça vantagens como redução de custos e acesso a habilidades especializadas, esses desafios demandam uma abordagem estratégica. Estabelecer parcerias duradouras com as empresas que prestam serviços de outsourcing e promover uma comunicação eficaz com esses fornecedores e com os colaboradores em geral, podem ser estratégias adotadas para mitigar esses desafios”, explica Samantha.

Terceirização compromete a segurança da informação e conformidade com regulamentações

A terceirização de serviços de TI apresenta benefícios, como alta especialização dos profissionais na área, economia de custos e foco no core business, mas não sem desafios. A dependência do fornecedor e os desafios de conformidade, especialmente em relação a regulamentações como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), exigem uma gestão cuidadosa. De acordo com a head de negócios em outsourcing, este tipo de contratação pode oferecer vantagens, desde que o trabalho seja realizado de forma correta.

“A terceirização de serviços de TI oferece benefícios significativos, mas requer planejamento, como contratos detalhados para garantir conformidade e minimizar a dependência do fornecedor para confirmar a condição e a segurança da informação. Ao fazer isso, as empresas podem aproveitar ao máximo as vantagens da terceirização de TI enquanto mitigam os riscos associados”.

Estratégias internas não impactam a cultura organizacional e produtividade em TI

Planos como desenvolvimento de programas internos de formação, políticas de home office e parcerias educacionais têm influenciado positivamente a cultura organizacional e a produtividade das equipes de TI. É importante ressaltar que as instituições implementam esses benefícios para os colaboradores e, para que os prestadores de serviços terceirizados tenham os mesmos direitos, é necessário acordar isso no momento da contratação. “Essas iniciativas promovem uma cultura de aprendizado contínuo, flexibilidade e engajamento. Isso resulta em equipes mais atualizadas, motivadas e adaptáveis, contribuindo para a retenção de talentos e melhor desempenho geral”, ressalta Puerro.

Terceirização prejudica a agilidade e flexibilidade operacional em ambientes de rápida mudança tecnológica

A terceirização tem potencial para aumentar a agilidade e flexibilidade operacional, oferecendo acesso a expertise e tecnologias atualizadas, escalabilidade flexível e gestão eficaz de riscos e compliance. Samantha explica que é essencial considerar desafios como comunicação e dependência de fornecedores externos. “A escolha por terceirizar deve ser feita após uma análise cuidadosa para assegurar que o parceiro escolhido se alinhe com as necessidades e objetivos da empresa”.

A demanda por certificações técnicas e profissionais qualificados torna as empresas menos competitivas

A head de negócios em outsourcing explica que as empresas podem se manter competitivas investindo na capacitação contínua dos funcionários, estabelecendo parcerias e promovendo uma cultura de aprendizado. “Para os profissionais de TI, este cenário oferece desafios, como a necessidade de constante atualização e a pressão por especialização, mas também oportunidades significativas de crescimento profissional, melhores salários e a chance de trabalhar em projetos inovadores. Ambos, empresas e profissionais, precisam adotar uma postura proativa de aprendizado e inovação para prosperar neste ambiente em evolução”.

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