Publicidade

PMEs digitais movimentam R$ 19,4 bi e mantém crescimento acima da média no comércio eletrônico

Levantamento da LWSA aponta que PMEs apostam em multicanalidade, inteligência artificial e ERP para impulsionar vendas diretas

23 de setembro de 2025 08:30

As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) registraram um volume de R$ 19,4 bilhões em vendas de lojas próprias e marketplaces no segundo trimestre deste ano, em transações registradas por plataformas como Tray e Bagy (e-commerce) e Bling (ERP), entre outras, pertencentes à LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas de todos os tamanhos.

O resultado representa um crescimento de 15,1% do GMV transacionado pelo ecossistema em relação ao mesmo período do ano passado e 6,7% maior do que o registado no 1T25. Nas lojas próprias, segundo as marcas da LWSA, houve crescimento de 13,3% vs. 2T24 nas vendas realizadas pelos empreendedores que utilizam as soluções do ecossistema.

Para Marcelo Navarini, diretor do Bling, soluções de gestão como as oferecidas pela plataforma facilitam o dia a dia do empreendedor, automatizando processos, dando mais eficiência, mais tempo e dados para que a empresa estruture estratégias para escalar vendas e aumentar sua rentabilidade. “A combinação de planejamento, gestão eficiente e a utilização da plataforma de ERP combinada com a de e-commerce dão ao empreendedor as ferramentas necessárias para escalar o negócio”, explica.

O Bling conta com um home banking que permite a gestão financeira da empresa de ponta a ponta com soluções de pagamento, antecipação de recebíveis e créditos, controle de contas a pagar, entre outros serviços, otimizando a operação das PMEs no comércio eletrônico.

Atualmente, a LWSA atende mais de 700 mil clientes – a maioria deles, PMEs. A receita líquida do segmento de Commerce da companhia atingiu R$266 milhões no segundo trimestre do ano, crescimento de 15,4%, em comparação com igual período do ano passado.

De acordo com Thiago Mazeto, diretor de Commerce (Tray, Bagy e Melhor Envio), o uso de ferramentas de vendas e marketing e a integração com marketplaces potencializam as oportunidades dos empreendedores aumentarem seus resultados. “Estamos chegando no trimestre final do ano, um momento estratégico para o varejo, com datas importantes como Black Friday e Natal que impulsionam as vendas e aumentam as chances de fidelização de novos clientes”, aponta.

 

Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito