Publicidade

Plano de Negócios: o caminho para a construção da sua empresa

Especialistas apontam que no processo de inscrição as chances de sucesso aumentam quando o plano de negócios está bem estruturado.

16 de agosto de 2022 14:04

A apresentação de um plano de negócios é uma importante etapa para quem quer participar do Programa de Incubação no qual o Biopark e o Sebrae-PR oferecem aporte de R$ 33 mil para transformar empresas em negócios de sucesso. Para saber mais detalhes de como elaborar um plano de negócios eficiente conversamos com a gerente de projetos, controles e auditoria do Biopark, Denise Bandeira que dá detalhes sobre o assunto.

 

O que é um plano de negócios?

É um documento pelo qual o empreendedor vai expor a ideia com clareza sobre os seus recursos, de que forma as pessoas serão envolvidas, como a empresa irá criar, capturar valor e entregará isso para o mercado. Até entendendo qual o setor de atuação, como esse produto irá entrar no mercado e o que será vendido. Para o programa de incubação do Biopark vamos abordar ainda os diferenciais e quanto de inovação a ideia tem.

 

O que é avaliado nesse material?

Analisamos o produto, as tecnologias aplicadas, qual é a dor do mercado que com esse serviço ou produto o empresário quer resolver e entregar valor. São ainda avaliados os diferenciais da empresa e o modelo de monetização que aponta qual será a base do custo, a lucratividade, como será gerada a receita e como o produto será cobrado. A dica é conhecer o mercado, saber quais são os concorrentes e definir qual é a vantagem competitiva. Esse modelo de negócio serve para entendermos o estágio da empresa e como ela está em relação ao planejamento do produto. Por meio do plano de negócios identificamos as dificuldades e auxiliamos com as mentorias; para se tornar cada vez mais forte.

 

Por que montar um plano de negócios?

Ao montar um plano de negócios o empresário se prepara e visualiza a ideia em um passo a passo, com estratégias de diferentes áreas que vão desde mercado, planejamento, financeiro, público-alvo até a área de marketing e vendas. É a oportunidade de entender se a ideia é viável e quais serão os desafios e oportunidades. Nesse sentido, a análise SWOT é uma ferramenta que auxilia para a tomada de decisões avaliando forças, oportunidades, fraquezas e ameaças.

 

Por que o documento é tão importante?

Para que o empreendedor pense, reflita e busque informações sobre a viabilidade e o quanto a ideia do produto ou serviço está preparada. Para saber ainda se a proposta será viável ou aplicável; no sentido de fazer e estimular o aprendizado, busca de informações e o planejamento dos empreendedores para ser lançada no mercado.

 

Como colocar o plano de negócios em ação?

Quando for a hora de colocar em prática, o empresário irá estruturar, desencadear ações e identificar novamente as fragilidades da proposta. No Biopark, oferecemos suporte com as trilhas da incubadora e os mentores de gestão e técnicos para transformar o plano de negócios dele em ações, para que melhore, resolva as fragilidades e consiga ter mais pontos fortes para abordar todas as vertentes e assim conseguir o primeiro cliente e a primeira venda.

 

Quais as dicas para o preenchimento do Sumário Executivo do plano de negócios?

Pesquise sobre a sua ideia e como está o mercado em relação a este produto;
Seja claro e objetivo;
Tenha todos os dados do negócio já preparados;
Priorize as informações e traga as de maior grau de impacto no negócio;
É importante destacar que no Biopark nós temos uma equipe para auxiliar sobre a montagem do plano de negócios.

As inscrições para o Programa de Incubação do Biopark estão abertas até o dia 21 de agosto e devem ser feitas pelo site www.biopark.com.br/incubadora.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito