Publicidade

Número de novas empresas de TI dobrou no ano passado em comparação com 2019

Levantamento realizado pela Cortex mostra que Tecnologia da Informação é o segundo segmento que mais cresceu em 2021

20 de abril de 2022 17:30

Um estudo realizado por meio da plataforma de inteligência de vendas da Cortex mostrou que Tecnologia da Informação foi o segundo segmento que mais cresceu no país em 2021. No ano passado, as empresas deste segmento tiveram um aumento de 60% em relação a 2020. Em comparação com 2019, o número fica ainda maior, apresentando um aumento de 100,53%.

Nos últimos três anos, o país contou com a abertura de 80,8 mil novos CNPJs no segmento de tecnologia. Desses, 93,7% eram microempresas. Os outros 6,3% restantes estão divididos em pequenas, grandes e, em último lugar, instituições de médio porte. As informações foram obtidas a partir de dados da plataforma Cortex, que reúne e cruza informações de mais de 17 mil fontes locais e globais.

As atividades econômicas que mais tiveram crescimento dentro do setor de Tecnologia da Informação no período analisado foram Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação; Consultoria em tecnologia da informação; e Desenvolvimento de programas de computador sob encomenda.

Dentre as principais cidades em que o maior número de CNPJs foram abertos estão São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

Quase metade das empresas de tecnologia têm menos de três anos

No Brasil, há 215 mil empresas de tecnologia. Desse total, apenas 9% têm mais de 20 anos. Enquanto 46,5% têm menos de três anos. Somente em 2021 foram abertas 38,1 mil novas empresas da área tech. Este foi o ano em que o setor teve o crescimento mais expressivo.

“Esse crescimento pode ser explicado pelas transformações no modelo de trabalho que a pandemia trouxe para muitas empresas. Muitas ferramentas tecnológicas que facilitam a rotina dos colaboradores precisaram ser incorporadas para tornar viável uma nova realidade, assim como a adoção de tecnologias para que as empresas conseguissem se manter ativas e prestar os melhores serviços para seus clientes. Isso contribuiu para a ampliação do mercado para empresas que ofereçam serviços ligados à tecnologia”, explica Patricia Romancini, Diretora de Ofertas da Cortex.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito