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Mundo digital é essencial para pequenas e médias empresas

A coragem e a inovação demonstradas por PMEs durante um período de grandes mudanças foram um triunfo. Também têm sido uma prova da perseverança e criatividade das PMEs e das comunidades nas quais operam

11 de janeiro de 2022 13:42

A coragem e a inovação demonstradas por PMEs durante um período de grandes mudanças foram um triunfo. Também têm sido uma prova da perseverança e criatividade das PMEs e das comunidades nas quais operam. 

Enquanto muitas empresas sofreram com a pandemia, outras conseguiram identificar oportunidades de negócio. Isso é o que diz o mais recente Relatório de Tendências de PMEs da Salesforce, que pesquisou mais de 2.500 proprietários e líderes de PMEs em todo o mundo para descobrir o que mudou para eles no ano passado e como isso afeta seu futuro. No Brasil, 94% das PMEs acreditam que as mudanças pelas quais suas operações passaram no último ano beneficiarão seus negócios a longo prazo.

Os resultados destacam várias maneiras pelas quais as PMEs podem ter sucesso em um mundo digital.

Priorizando a confiança dos colaboradores e dos clientes 

As PMEs mais bem-sucedidas são aquelas que estão agindo para conquistar a confiança dos colaboradores e clientes. A pesquisa mostra que comunicação transparente, fomentar oportunidades de colaboração e pedir feedback são classificadas como as três principais maneiras pelas quais as PMEs brasileiras estão ganhando a confiança dos colaboradores.

Para aumentar o engajamento do cliente, as PMEs estão trabalhando muito para inovar. Em todo o mundo, estes negócios adotaram novas práticas para atender às crescentes expectativas dos clientes; globalmente, quase metade (47%) estão sendo mais cuidadosos com as comunicações com os clientes e 42% expandiram as maneiras como os clientes podem contatá-los. Quando olhamos para as PMEs brasileiras, 60% delas aumentaram as formas de serem contatadas por seus consumidores, 56% estão mais cuidadosas com as comunicações com clientes e 37% passaram a oferecer mais flexibilidade aos consumidores.

Depois de mais de um ano se ajustando à demanda do cliente e trazendo novas inovações à tona, no entanto, as PMEs ainda enfrentam obstáculos significativos, como personalizar os compromissos dos clientes, responder rapidamente às consultas, engajar os clientes em canais preferenciais e fornecer uma experiência conectada. É claro que o uso eficaz da tecnologia continuará a ser um diferencial para as PMEs.

Abraçando um mundo prioritariamente digital 

Apesar de algumas novas restrições às interações pessoais, as comunidades e os clientes ainda desejam apoiar as pequenas e médias empresas. Em resposta, os líderes de PMEs estão priorizando a movimentação de seus negócios online para que possam se conectar com os clientes no conforto de suas casas. As empresas brasileiras também não perderam tempo para se digitalizar, com 55% migrando metade ou mais de suas operações para o online. A segurança e a conveniência dos clientes e colaboradores estão impulsionando essa mudança.

É justo dizer que a pandemia e seu impacto econômico forçaram muitas PMEs a se transformar digitalmente. Elas precisaram garantir que seus colaboradores pudessem se comunicar, colaborar e fazer negócios com segurança em um mundo em mudança. Globalmente, além de seus investimentos acelerados em tecnologia, as PMEs em crescimento têm maior probabilidade de aproveitar tecnologias como software de atendimento ao cliente, software de e-mail marketing e software de ecommerce do que aquelas que estão estagnadas ou em declínio. Como resultado, as ferramentas de colaboração de projetos ou tarefas tiveram o maior aumento de adoção nos últimos seis meses.

Previsão de mudanças a longo prazo resultantes da pandemia

Administrar uma PME nunca foi fácil – e recentemente, isso só se tornou mais difícil. No entanto, certas características podem direcionar líderes destes negócios para o sucesso. Entre essas características estão conhecimento de mercado, habilidades para resolução de problemas e flexibilidade e agilidade. Globalmente, 74% das PMEs acreditam que as mudanças que fizeram em suas operações no último ano irão beneficiá-las a longo prazo — contra 94% das PMEs brasileiras. Em um mundo cada vez mais imprevisível, a perseverança e a adaptabilidade as ajudarão a ter sucesso, independentemente daquilo que o futuro traga.

 

Por Leonardo Boaventura, gerente sênior de PME na Salesforce

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