Publicidade

Mercado de TI aquecido busca profissionais para home office

Setor de tecnologia aponta abertura de mais de 421 mil postos de trabalho até 2024

22 de outubro de 2021 10:34

Há alguns anos o mercado vem sofrendo com a dificuldade para contratação de profissionais das áreas de tecnologia, porém nos últimos dois anos, o que começou como uma medida emergencial, se transformou em uma solução efetiva para muitas empresas. Com a flexibilidade que o home office proporciona e novo conceito de contratação sem fronteiras, que não limita localização para trabalho, é possível expandir o alcance que uma vaga poderia ter, facilitando a forma de contratação das empresas e de recrutar talentos de fora da cidade, do estado e até mesmo do país em que estão situadas.

Apenas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, 421 mil postos de trabalho serão criados no setor no país. De acordo com o estudo, em 2021 houve um aumento de 1/3 na quantidade de empresas que contratam online. No caso da Dedalus, entre o ano de 2020 e 2021. “Houve um aumento de 100% nas contratações online, com mais de 40 posições, nas mais variadas especialidades”, explica Stella Oliveira, gerente de Recursos Humanos da Dedalus. As contratações foram, inclusive, fora do eixo RJ-SP, com possibilidade para profissionais em diversas cidades.

“A tecnologia aliada ao modelo home office, possibilita que muitas funções sejam executadas de qualquer lugar. Hoje, vemos um novo modelo de trabalho, que deve estar cada vez mais no dia a dia dos brasileiros pelos próximos anos. Avançamos mais uma etapa”, completa a executiva. Mas, enquanto este novo formato acelera o mercado, com novas possibilidades de contratação e oportunidades, como será o pós-pandemia e toda retomada de rotina? Como as empresas estão se preparando para manter suas equipes e reduzir o tão temido turnover?

A contratação sem fronteiras aumentou a disponibilidade em termos de contratação de profissionais. Por outro lado, essa expansão aumentou de forma significativa a competição por talentos. Se antes as empresas disputavam profissionais com outras empresas da mesma cidade ou estado, agora a disputa ultrapassa a fronteira nacional e isso pede uma revisão nos planos de carreira e benefícios.

Stella Oliveira destaca que, além das contratações é essencial estar atento aos perfis a fim de evitar o alto índice de turnover. “Precisamos acompanhar cada profissional. Deixamos de ser departamento pessoal. Somos os ouvidos de quem faz parte da empresa. O RH deve estar atento, oferecer apoio, ser aliado e mais, saber quais são as possíveis necessidades de cada um. Por isso, já estamos nos preparando para os efeitos pós-pandemia. O mercado de trabalho jamais será o mesmo. Todos aprendemos a lição entre o equilíbrio de vida profissional e pessoal. E, com isso, nosso dia a dia será diferente”, diz a executiva.

Sobre a Dedalus

A Dedalus é uma empresa brasileira especializada em serviços de Cloud Computing e Dados. Ao longo dos últimos anos, sua atuação se destaca entre clientes e parceiros pela liderança e pelo caráter inovador. Como propósito, a Dedalus conecta pessoas e tecnologias contribuindo para que explorem seu máximo potencial. Sua cultura é focada na colaboração, transparência e empatia, prezada pelo desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, abrindo espaço cada vez maior para um time capacitado e diverso. Seu time de profissionais é composto por uma equipe altamente qualificada e pronta para entregar experiência de valor na jornada para nuvem.

A atuação da Dedalus vai desde o planejamento e arquitetura, até a migração e gestão contínua de serviços para otimização de ambientes, alta performance e eficiência em custos.

Suas certificações garantem a excelência no atendimento aos clientes, pois é reconhecida como Microsoft Partner Gold, Azure Expert MSP, Premier Consulting Partner MSP da AWS e Partner Snowflake, provedores que permitem a oferta para o mercado de diferentes nuvens e um portfólio completo de serviços.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito