Publicidade

Localiza&Co acelera seus negócios com apoio dos curadores Delfia e da plataforma Datadog

Gigante da mobilidade baseada em automóveis conta com 606 mil veículos e destaca-se pela contínua inovação de suas ofertas

22 de abril de 2024 15:27

A Delfia, curadoria de jornadas digitais, anuncia os resultados que a Localiza&Co alcançou com os serviços Delfia e a plataforma de observabilidade Datadog. Uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo, a Localiza&Co oferece soluções de aluguel de carros, gestão de frotas, carro por assinatura, venda de seminovos, revisão e manutenção de carros próprios, entre outras que revolucionam o transporte no Brasil. Até setembro de 2023 a empresa contava com 606 mil carros em sua frota, além de 616 agências em operação em 364 cidades brasileiras.

 

Uma das vitrines da forte cultura digital da empresa é o Localiza Fast, ferramenta que automatiza 100% da jornada do cliente que busca alugar um carro. Com ele, o cliente utiliza o aplicativo Localiza não apenas para fazer a reserva, mas também para digitalizar a carteira de habilitação, fazer a autenticação biométrica por selfie, abrir o contrato com assinatura digital e abrir o veículo usando o celular.

 

“Nosso desafio com o Fast – Retirada Digital era entregar, na nossa plataforma digital, o mesmo nível de excelência no atendimento ao cliente percebido nas nossas agências físicas, que são referência no mercado. Monitoramos 24×7 os elementos virtuais e físicos que estão por trás da solução. Isso inclui checar a rede do estacionamento; verificar se o tanque do carro está cheio; ter certeza de que a chave trancada no cofre colado ao veículo será aberta pelo celular do cliente; etc.”, explica Carlos Truffa, Diretor de Infraestrutura e Cybersegurança da Localiza&Co.

 

“Do ponto de vista da TI, a observabilidade cruza dados para entregar uma visão preditiva desta oferta. Nossa meta é saber o que o cliente vai encontrar antes de ele chegar perto do carro Localiza, no estacionamento de retirada do veículo. E, a partir daí, atuar de modo a encantar o cliente cada vez mais”, comenta Francis Santos, Coordenador de Prática de Engenharia na Companhia.

 

A forte ênfase em observabilidade na Localiza&Co inclui a inovadora plataforma Fast – Retirada Digital e outras soluções da empresa. O fato de o Localiza Fast – Retirada Digital dispensar a intervenção humana eleva o nível de serviço esperado desta oferta. Nos últimos anos, a opção de autoatendimento tem conquistado um volume crescente de consumidores, a ponto de ter se tornado a escolha de 1 a cada 6 clientes que fecham contratos de locação com a Localiza&Co onde a tecnologia está disponível. “O Localiza Fast – Retirada Digital compõe-se com outras ofertas – como o aluguel tradicional de carros – para ir ao encontro das demandas dos nossos clientes. Eles buscam agilidade e estão cada vez mais conectados. Com a solução disponível na tela do celular, conseguem fazer a reserva e retirar o carro muito mais rápido do que pelo modelo tradicional. Essa inovação transforma a experiência dos clientes”, detalha Santos.

 

CTO da Localiza&Co vê a observabilidade como crítica para os negócios

 

Este DNA explica por que a empresa está avançando tanto na disciplina de observabilidade. “Hoje, 550 profissionais trabalham de forma intensa com a plataforma Datadog, contando com os serviços de curadoria da Delfia para seguir avançando nessa disciplina. Nosso CTO, Andre Petenussi, é um sponsor da observabilidade. A cada reunião de apresentação de resultados trimestrais, ele deixa claro que essa jornada é crítica para os negócios, não só para a TI”, comenta Truffa.

 

No caso da oferta Localiza Fast – Retirada Digital, por exemplo, o trabalho conjunto do time Localiza&Co e dos curadores Delfia permitiu que mais de 130 possíveis erros fossem mapeados pelo time de produto e habilitados em monitoramento, aumentando a proatividade em relação a possíveis correções necessárias e melhor entendimento da jornada do cliente. “A soma dos serviços de curadoria Delfia com a plataforma Datadog nos trouxe maior velocidade no diagnóstico do problema e no plano de ação para corrigir essa falha. Em novembro de 2023, 100% dos problemas foram identificados pela plataforma de observabilidade. Isso aconteceu muito antes de que recebêssemos qualquer alerta da parte do cliente”, resume Santos.

 

Para se chegar a resultados como estes, Santos e seu time passaram por diferentes fases de implementação da cultura de observabilidade dentro da Localiza&Co. O primeiro passo foi dado em outubro de 2021, quando a plataforma Datadog, entregue com serviços da Delfia, passou a monitorar as várias nuvens da Localiza&Co. A boa experiência com o Datadog levou a empresa a, em 2022, realizar uma nova POC – Prova de Conceito – esta vez focada nas aplicações rodando nos ambientes on-premises e com objetivo de possibilitar monitoramento completo da stack tecnológica da empresa.

 

Troca de conhecimento entre curadores Delfia e time Localiza&Co

 

Mais do que ampliar o uso da ferramenta de observabilidade ofertada pela Delfia em todo o seu universo digital, no entanto, a Localiza&Co buscou, no final de 2023, realizar um salto qualitativo em relação à cultura de observabilidade da empresa. “Essa é a razão de termos contratado os serviços de curadoria Delfia por nove meses – a troca de conhecimento entre os nossos profissionais e os curadores Delfia acelera em até dois anos a maturidade da nossa cultura”.

 

Para Rodrigo Bocchi, CEO da Delfia, a Localiza&Co caminha para a expertise em observabilidade. “O domínio do time Localiza&Co sobre a disciplina de observabilidade tem avançado ano após ano. A decisão de contratar os serviços de curadoria da Delfia ao longo de 2024 – depois da solução Datadog ter sido implementada tanto nos ambientes de nuvem como on-premises – confirma a cultura de excelência da Localiza&Co. Nossos curadores trabalharão lado a lado com os experts da empresa para consolidar ainda mais processos e controles que trarão, para a Localiza&Co, uma visão preditiva sobre os negócios e a TI”.

 

Para 2024, uma das metas dessa jornada conjunta Localiza&Co/Delfia é fortalecer o conhecimento da área de desenvolvimento de aplicações sobre as melhores práticas de observabilidade. “Esperamos treinar 400 desenvolvedores nesta disciplina. Na nossa visão, a plataforma de negócio em desenvolvimento tem de já nascer alinhada à observabilidade. O monitoramento tem de acompanhar todo o ciclo de vida da aplicação”, ensina Santos.

 

*Fonte: Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito