Publicidade

Instagram lança assinatura para conteúdos exclusivos de influencers

Recurso ainda não está disponível no Brasil, mas muitos criadores de conteúdo aguardam ansiosamente por sua chegada.

19 de agosto de 2022 13:43

Com um projeto muito similar ao Only Fans (plataforma que gera conteúdos através de assinaturas), o Instagram está lançando uma nova aba, onde criadores poderão compartilhar material exclusivo para os assinantes do seu perfil, e poderão receber por isso, por meio das “publis” e de outros trabalhos. Segundo dados do próprio Only Fans, em fevereiro de 2021, a plataforma contava com mais de 100 milhões de usuários ao redor do mundo, onde 1 milhão eram criadores de conteúdo.

 

Para estar nesse mundo e ter um resultado positivo, o criador de conteúdo vai precisar de estratégias de marketing surpreendentes, pois se no modo orgânico já existem recursos próprios para resultar em um bom engajamento, imagina em algo exclusivo onde as pessoas vão precisar pagar para ter acesso. “O segredo para se dar bem nessa nova era do Instagram será pensar fora da caixa e fazer um conteúdo voltado para um nicho específico. Vários influenciadores compartilham conteúdos bem diversificados sobre diversos assuntos nas suas redes sociais, e para conquistar esse público novo será necessário analisar seus seguidores e fazer um bom plano de ação”, comenta Paulo Leocadio, CEO da Agência Taruman de Marketing Digital.

 

O recurso ainda está disponível somente nos Estados Unidos, e só pode utilizá-lo quem tiver o sinal verificado no instagram, e assim, começar a lucrar em cima da “nova aba”. Através de um vídeo, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, revelou que a rede visa se tornar “o melhor lugar da internet para os criadores obterem sua renda” e que as novas atualizações são um resultado do feedback de quem participou da fase de teste do serviço de assinatura. Dentro desse novo recurso vai ser possível publicar posts no feed que só serão visíveis para assinantes.

 

Já para os seguidores, ao pagar para o criador de conteúdo, o assinante ganhará um selo roxo que o certifica como um apoiador, o “Selo de assinante” que será exibido nos comentários das publicações ou nas mensagens enviadas ao criador de conteúdo, que facilitará a identificação durante uma transmissão ao vivo. Haverá também uma nova aba “home do assinante” nos perfis dos criadores, onde os assinantes poderão filtrar as fotos e reels.

 

O Instagram é uma das redes mais consumidas pelo público, de acordo com o report da We Are Social e da Hootsuite (agências de marketing digital especializadas em mídias sociais atuantes em todo mundo), já passou a ser a 3ª rede social mais usada no Brasil em 2022, com 122 milhões de usuários. E conforme a pesquisa da Digital 2022: Global Overview (agência de serviço que gerencia negócios da Amazon) em parceria com We Are Social e Hootsuite, mostra que 4,62 bilhões de pessoas possuem pelo menos um perfil ativo em alguma rede social, isso equivale a 58,4% de toda população mundial.

 

Na Taruman, Agência de Marketing Digital, especializada em produzir conteúdo para redes sociais, tanto para empresas quanto para influenciadores, os profissionais são especializados para criarem as melhores estratégias para o perfil de cada usuário, a fim de que apresente um retorno positivo para ambas as partes.

 

“A tecnologia é um aparato fundamental para alavancar a visibilidade de uma marca ou gerar um crescimento exponencial de vendas de produtos e/ou serviços. A cada tempo, a tendência do mundo digital é de trazer mais novidades, praticidade e flexibilidade aos usuários, com o objetivo de acelerar o consumo de informações em um tempo menor, unindo o mundo dos negócios com o entretenimento. E isso tudo com o auxílio das estratégias de marketing que permitem destacar uma campanha ou uma pessoa de forma universal”, comenta Caio Damasceno, COO da Taruman.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito