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Organizações brasileiras estão adotando inteligência artificial para otimizar processos de atendimento e reduzir gastos, seguindo tendência global
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores, e o atendimento ao cliente não é exceção. Empresas brasileiras estão cada vez mais investindo em soluções de IA para automatizar processos, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos operacionais.
Um estudo recente da Microsoft, em parceria com a International Data Corporation, revelou que o mercado de IA no Brasil deve crescer 30% nos próximos anos, impulsionado inclusive pela demandas de atendimento ao cliente. A RankMyApp, por exemplo, desenvolveu uma solução capaz de responder a milhares de avaliações de aplicativos de forma rápida e personalizada, gerando uma economia de até 46,7% nos custos operacionais.
“A história da IAsmin é um reflexo de que a inovação não precisa sacrificar a qualidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, a combinação de tecnologia avançada, expertise humana e estratégias bem alinhadas pode gerar resultados incríveis”, afirma Jefferson Freitas, Coordenador de Produtos na RankMyApp.
Com um custo 96% menor do que o de um atendente humano, o especialista aponta que a IA oferece um tempo de resposta (SLA) curto, atuando assim que um comentário é postado nas lojas de aplicativos. “O recurso disponibiliza um alto nível de personalização e qualidade, com uma taxa de reprovação mínima, em torno de 5%”, reforça Freitas.
Como a IAsmin funciona
A IAsmin, agente de inteligência artificial da RankMyApp, foi projetada para contatar os usuários, com respostas, tom de voz, regras e diretrizes personalizadas e específicas de cada cliente. Como comenta o Coordenador, a sua implementação foi um esforço estratégico baseado em conhecimento.
“Utilizamos a Retrieval-Augmented Generation (RAG), ou geração aumentada de recuperação, com bases de dados vetorizadas por cliente, garantindo segurança, especificidade e assertividade. O treinamento da agente também é feito de forma multicultural e multilíngue”.
Atualmente, a IA atua em português, inglês e espanhol, identificando e respondendo no idioma adequado. Foram alinhados modelos de linguagem de grande escala (LLMs) e engenharia de prompt para respostas otimizadas. Além disso, métricas diárias retroalimentam o modelo, assegurando que ele se ajuste às mudanças nas diretrizes das operações, contando também com uma camada de revisão por especialistas para que nenhuma resposta saia fora do padrão esperado.
O mercado brasileiro de IA
O mercado brasileiro de IA está em constante crescimento graças à fatores como a digitalização da economia, a crescente procura por serviços personalizados e a disponibilidade de talentos. Grandes empresas e startups estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de soluções de inteligência artificial para atender às necessidades do mercado. As oportunidades são vastas, e as empresas que investirem neste caminho estarão mais bem preparadas para enfrentar os desafios do futuro, menciona Freitas.
“Ao automatizar processos, melhorar a experiência do cliente e reduzir custos, a IA se torna uma ferramenta essencial para as empresas que desejam se destacar no mercado. No Brasil, o mercado de IA está em plena expansão, oferecendo grandes oportunidades para organizações e profissionais da área. Uma prova disso é que o sucesso da IAsmin nos abre portas para implementá-la em outros canais textuais, ampliando seu impacto para e-mails, chats e redes sociais”.
Assessoria
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito