Publicidade
De acordo com pesquisa realizada pela SAP Consultoria e divulgada o ano passado, 36% das empresas adotam esse modelo no país. edição 56 HOME OFFICE Tempo, além de dinheiro é sinônimo de melhor qualidade de vida em época de congestionamento, transporte público que deixa a desejar, segurança e das múltiplas atividades que desempenhamos em nosso […]
De acordo com pesquisa realizada pela SAP Consultoria e divulgada o ano passado, 36% das empresas adotam esse modelo no país.
edição 56
HOME OFFICE
Tempo, além de dinheiro é sinônimo de melhor qualidade de vida em época de congestionamento, transporte público que deixa a desejar, segurança e das múltiplas atividades que desempenhamos em nosso dia a dia. Não é para menos que nos últimos anos vem crescendo o número de empresas que adotam como modelo de trabalho o home office. De acordo com pesquisa realizada pela SAP Consultoria e divulgada o ano passado, 36% das empresas adotam esse modelo no país.
Segundo o advogado Flávio Bernardes, do escritório Bernardes Advogados Associados, o home office é uma modalidade de prestação de serviço na qual o empregado executa suas funções normalmente a partir de sua própria residência, com gerenciamento próprio de horário e de realização das suas atribuições, mediante uso de instrumentos informatizados.
Em Belo Horizonte, a Web Consult, empresa de tecnologia e inteligência digital, passou a atuar neste estilo de trabalho tornando-se uma organização 100% online. “A ideia é otimizar os serviços já prestados pela Web Consult de forma ainda mais ágil. Sabemos que o mercado tecnológico é muito dinâmico e evolui a cada instante. Por isso, decidimos que, além de melhor atender nossos clientes em todo o Brasil, nós podemos oferecer mais qualidade de vida aos nossos funcionários, já que, a partir de agora, todos irão trabalhar de forma remota”, explica o presidente da Web Consult, Leonardo Bortoletto, especialista em inteligência digital.
Quem está gostando desta forma de trabalho é a secretaria pessoal de Leonardo, Fabiana Bessa. Ela conta que trabalhando em casa ela tem mais tempo para meus filhos e para resolver questões pessoais. “Desde que foi implementado o trabalho home office consigo almoçar com meus filhos e lavá-los ao colégio. Ainda posso ver de perto o crescimento e a educação deles. Sem contar que consigo ir ao banco e ao médico sem precisar faltar ou chegar atrasada ao trabalho. O escritório antigamente ficava em uma região mais afastada do centro da capital, próximo a Nova Lima. Isso dificultava a resolução de questões pessoais antes do expediente ou durante o horário de almoço. Sem contar que, para cumprir o horário de trabalho, tinha que sair muito cedo de casa e sempre chegava muito tarde”, revela Fabiana.
Funcionário satisfeito e feliz resulta em mais produtividade. De acordo com estudos, funcionários que trabalham de 1 a 3 dias por semana em casa tem um aumento na produtividade de 10 a 20%. Em linhas gerais, a cada 10 funcionários que trabalham neste modelo a empresa recebe um crescimento da produtividade que equivale ao trabalho de mais um empregado.
Em termos jurídicos
Muitas pessoas têm dúvidas dos direitos e deveres de funcionários que são submetidos a esse modelo de trabalho. O advogado Flávio Bernardes explica que essa modalidade de prestação de serviço foi regulamentada através da Lei 12.551, que alterou o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho. Lá ficou determinado que o trabalho no espaço físico da instituição ou à distância não se distinguem desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.
“Aparentemente a intenção primária do legislador foi modernizar a legislação, sendo, a rigor, mera positivação de algo que há muito era reconhecido pela Justiça do Trabalho. Muito em razão da atual dinâmica do mercado de trabalho, que pode ser benéfica tanto para o empregador – redução de alguns de seus custos fixos e obtenção de ganho de produtividade- quanto para o empregado – que se manterá próximo de seus familiares e eliminará os deslocamentos –“, afirma o especialista.
Flávio orienta os empregadores sobre a questão do controle do horário de trabalho. Caso não haja o controle da jornada de trabalho e a submissão submetendo às regras pertinentes à duração de jornada é importante o registro deste regime na Carteira de Trabalho do empregado.
“No entanto, se a opção for pela observância dos horários de funcionamento da empresa, horários em que o empregado deverá estar à disposição e havendo controle pelo empregador da jornada de trabalho, deve constar no termo aditivo a jornada de trabalho a ser cumprida. Respeitando sempre o limite legal de oito horas diárias ou 44 horas semanais. Aplicando-se assim as regras normais das demais modalidades de relação de emprego, inclusive o pagamento de hora extra”, esclarece o advogado.
Controle de ponto à distância
Para os empresários que desejam adotar home office com jornada de trabalho, a CH Tecnologia, empresa mineira especializada em tecnologia de acesso e segurança, tem a solução CH MOBILE ACCESS. Esse produto consiste em uma tecnologia móvel para o controle de equipes externas, facilitando o aumento de produtividade e garantindo o aumento de eficiência no dia a dia.
Segundo Hudson Carvalho, CEO da empresa, o CH Mobile Access é um sistema inteligente que oferece segurança e praticidade para empresas de todos os portes. “Essa solução se baseia no uso de um aparelho celular capaz de ler o crachá do colaborador ou TAG´s de RFID e registrar dados como nome, matrícula, foto, latitude e longitude da marcação e etc, enviando estes dados on line para um banco de dados ou armazenando as marcações para descarregamento posterior. O sistema conta com um leitor de proximidade capaz de comportar diversos padrões de leitura, e pode conversar com qualquer software de gestão de acesso e ponto”, explica o executivo.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito