Publicidade

Garantindo compromisso com a inovação, Assespro muda sua identidade visual

A mudança marca a posição dinâmica e de liderança que a entidade mantém junto ao setor e frente ao poder público, beneficiando de startups a grandes corporações internacionais   Edição 66 ASSESPRO Nos últimos meses, a ASSESPRO esteve presente em todas as decisões que afetaram o setor de tecnologia, como a desoneração da folha de […]

2 de julho de 2021 21:26

A mudança marca a posição dinâmica e de liderança que a entidade mantém junto ao setor e frente ao poder público, beneficiando de startups a grandes corporações internacionais

 

Edição 66

ASSESPRO

Nos últimos meses, a ASSESPRO esteve presente em todas as decisões que afetaram o setor de tecnologia, como a desoneração da folha de pagamento, leis de terceirização, Marco Civil da Internet, não regulamentação da profissão de TI, aplicativos de transporte, aplicativos de mensageria eletrônica, dentre muitos outros. A entidade foi atuante também em ações junto ao poder judiciário, onde teve papel decisivo em casos como o desbloqueio do WhatsApp e a aplicação do MLAT (acordo internacional de combate a crimes), ambas causas que tramitavam no STF. No período recente, a instituição também passou por modificações significativas de estatuto, sendo que uma delas transformou a ASSESPRO em Federação, o que permite filiar outras entidades à instituição. “Em função da nossa capilaridade, da força das regionais e do grande senso de união que nos move, nos tornamos cada vez mais representativos. Nesse cenário, precisamos modernizar não só o discurso, como já fizemos, mas também toda a identidade visual e a forma de comunicação da associação”, diz o presidente da Federação ASSESPRO, Jeovani Ferreira Salomão.

Nascida em 1976, numa época em que a computação ainda estava associada à perfuração de cartões realizada por um enorme número de profissionais, atividade que já impactava as empresas do País, a ASSESPRO acompanhou todas as transformações tecnológicas ao longo de mais de 40 anos. “A Federação ASSESPRO, hoje, ocupa um lugar de destaque no cenário nacional e institucionalmente é a entidade com maior protagonismo político e capilaridade nacional, presente em 15 estados”, explica Leticia Batistela, Vice-presidente de Articulação Política da entidade. Na atualidade, a associação busca ser representativa para o espectro completo da cadeia produtiva na área de TICs, começando pelas startups e indo até as grandes corporações internacionais. Sinônimo de liderança e inovação em um setor inquieto e em transformação, a ASSESPRO neste momento mira em um novo projeto, com aproximações junto às principais associações que desenvolvem o mundo de startups, bem como a disseminação da cultura de mentoria para startups através de capacitações, de acordo com Ítalo Nogueira, presidente da ASSESPRO Pernambuco/Paraíba e Diretor Nacional de Startups da entidade.

NOVA IDENTIDADE

A partir do dia 03 de agosto, a Federação ASSESPRO, assim como todas as suas 15 regionais, passou a seguir uma nova identidade. O projeto foi idealizado pela Diretora Adjunta de Marketing e Comunicação da ASSESPRO São Paulo, Roberta Cipoloni Tiso, com colaboração da equipe multifuncional da Agência Buzz Strategy, e passou por discussões em reuniões nacionais com representantes da ASSESPRO . “A nova identidade da ASSESPRO foi baseada em um modelo de comunicação distribuída, representando a inteligência espalhada da entidade, em seus diversos conselhos, grupos, frentes de atuação e conexões. Esses conceitos ajudaram a criar o novo logotipo, sem abrir mão de elementos que mostram a força e a solidez que a instituição possui. Mas não se trata apenas de uma mudança de ‘logo’, o que está sendo proposto é um conjunto de elementos que passam a simbolizar a marca, bem como suas atitudes, articulações, ações, contatos, canais e comunicação”, explica Roberta.

Para o Vice-presidente de Relações Internacionais da Federação ASSESPRO, Robert Janssen, a mudança não representa apenas uma proposta de valor suportada por uma iconografia atual, mas um branding consistente e coerente com a relevância estratégica da entidade para o avanço das tecnologias disruptivas que estão mudando as regras de mercado, dando novos rumos para a economia e impactando a sociedade como um todo.

Ressaltando a história de quatro décadas representando o setor de TICs no Brasil, sendo assim fundamental no desempenho coletivo de suas associadas, o Vice-presidente de Governança e Planejamento da Federação ASSESPRO, Luís Mário Luchetta, projeta para este novo momento da entidade um crescimento acelerado e a expectativa de aumento do número de associados com maior percepção pelo mercado da importância da associação.  Leticia Batistela também afirma que as instituições como a ASSESPRO tem um papel importante em prover condições de referência em tecnologia, estimulando o lado inovador, jovem e competitivo de um setor que cresce anualmente em faturamento, explorando dessa forma todo o potencial de universidades, parques tecnológicos e empresários engajados, gerando conhecimento e inovação.

Com a mudança estratégica e o reposicionamento da marca, a ASSESPRO também espera impactar e interferir positivamente nas parcerias e demandas junto ao setor privado, fazendo com que as necessidades das empresas sejam plenamente ouvidas pelos poderes públicos. “Podemos dizer que, graças às entidades do setor, o governo está muito mais próximo das empresas de tecnologia, atualmente. E queremos aumentar ainda mais a proximidade e o relacionamento com a iniciativa privada, não só trazendo as empresas para dentro da ASSESPRO, mas também levando a instituição para dentro das empresas”, diz Eduardo Nistal, presidente da ASSESPRO São Paulo. Para pautar as interlocuções entre governo e empresas, a ASSESPRO pretende estimular o debate e ser fonte para o mercado sobre soluções inovadoras na área de tecnologia, como inteligência artificial, IoT, smart cities, deep learning e a proximidade da tecnologia 5G, que irão interferir diretamente nos negócios e trazer desafios para a sociedade.

Todas as organizações que se interessam e atuam com o uso de tecnologias da informação e comunicação possuem na Federação ASSESPRO a esperança da potencialização do setor. A propósito de demonstrar a potência coletiva formada pelas empresas de TICs, a Federação ASSESPRO renova seu compromisso com o setor e convida empresas a somarem esforços junto à entidade, seguindo a premissa de seu slogan: “Juntos somos mais”.

Para criar essa nova identidade, a equipe da Buzz Strategy, liderada pela sócia da empresa e Diretora Adjunta de Marketing e Comunicação da ASSESPRO São Paulo, Roberta Cipoloni Tiso,  dedicou-se a um conceito de comunicação criado por Paul Baran, engenheiro designado para cumprir a tarefa de desenvolver um sistema que pudesse manter elos de comunicação entre os pontos finais do mesmo durante um ataque nuclear. Assim surgiu o famoso diagrama de Paul Baran, que demostra a força da unidade de uma rede distributiva, que permanece em comunicação mesmo diante de um problema grave. Esse diagrama também se aplica na gestão das empresas inovadoras, e isso vem mudando a estrutura organizacional das mesmas, com objetivo de realizar maior interatividade com a equipe, eliminando cargos hierárquicos e estabelecendo conexão por expertise, que resulta em aceleração em inovação nas empresas.“São essas sólidas conexões que a ASSESPRO vem alimentando e expandindo ao longo de seus 42 anos, construindo uma Federação forte, conectada com pessoas e atuante para o avanço das novas tecnologias. A nova identidade representa todos esses elementos”, explica Roberta.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito