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Empresas lançam guia sobre impacto da IA no atendimento ao cliente

Publicação reúne dados inéditos e tendências do setor, com foco no cenário brasileiro e mundial até 2025

24 de abril de 2025 08:30

A Nortrez, empresa de consultoria e tecnologia, e a Intercom, plataforma global de comunicação com os clientes lançaram o Guia do Atendimento ao Cliente 2025, um material gratuito que sintetiza os principais dados da pesquisa internacional The 2025 Customer Service Transformation Report. O guia mostra como a inteligência artificial (IA) está transformando o atendimento ao cliente em escala global e no Brasil, reunindo estatísticas, tendências e perspectivas do setor.

De acordo com o estudo, 81% dos entrevistados afirmam que a IA está mudando a economia do atendimento ao cliente, e 76% das equipes de suporte já investiram em soluções com inteligência artificial no último ano. Para 2025, esse número deve aumentar, com 79% dos times de atendimento planejando novos aportes em tecnologia baseada em IA. O guia também revela uma mudança significativa na percepção dos consumidores: 89% dos respondentes notaram uma transformação na forma como os clientes encaram a IA no atendimento nos últimos 12 meses. Esse dado reforça o movimento das empresas em busca de ferramentas cada vez mais avançadas, como mostram os 50% dos entrevistados que afirmam procurar por novas plataformas e tecnologias sempre, ou quase sempre.

A publicação também destaca a atuação da Intercom, que atende mais de 25 mil empresas em 100 países e é reconhecida pela excelência em soluções de atendimento. Entre elas, está o Fin, agente virtual de inteligência artificial premiado como o melhor do mercado pela plataforma G2. Capaz de responder dúvidas frequentes, resolver demandas simples e encaminhar casos complexos para atendentes humanos, o Fin promove um atendimento híbrido mais ágil, inteligente e eficiente.

Para Alexandre Schio, CEO da Nortrez, o material reforça o papel estratégico da IA na experiência do cliente. “A pesquisa reafirma o compromisso da Intercom em se tornar a principal ferramenta para atendimento com IA do mercado. Acreditamos que a IA pode trazer muitos benefícios para as empresas e para os clientes, como redução de custos, aumento de produtividade, melhoria da satisfação e fidelização”, afirma o executivo.

Guia do Atendimento ao Cliente 2025 está disponível gratuitamente e visa apoiar empresas e profissionais na compreensão das transformações em curso no setor de atendimento. “A iniciativa conjunta da Intercom e da Nortrez busca não apenas apresentar dados, mas também estimular a reflexão sobre o futuro do relacionamento entre marcas e consumidores diante do avanço tecnológico”, finaliza Alexandre. 

O guia pode ser encontrado neste link.

 

Assessoria

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