Publicidade

Empresas apostam em gamificação para aumentar produtividade

Organizações como Microsoft têm investido em jogos com intuito de criar laços de confiança entre funcionários

12 de dezembro de 2022 17:35

Imagine no meio do expediente jogar videogame com um ou mais colegas de trabalho. Isso não só possível, como produtivo, de acordo com a Microsoft. A empresa de tecnologia lançou um aplicativo chamado Games for Work, que pode tornar os trabalhadores mais produtivos através da gamificação. De acordo com a Microsoft, o objetivo do aplicativo é ajudar os funcionários a criar laços de confiança e trabalharem melhor em equipe. Para a especialista em produtividade Tathiane Deândhela, o uso da gamificação pode ajudar na construção e manutenção da cultura da empresa e promover relacionamentos pessoais, o que contribui para o aumento da produtividade.

 

“É possível implementar o uso de jogos e videogames dentro das empresas com estratégia. Essa interação ajuda a construir ligações entre as equipes, em especial neste período em que os colaboradores não estão se conectando no escritório com tanta frequência, após as mudanças que os trabalhos remoto e híbrido trouxeram. Mas usar os jogos não pode ser obrigatório. Afinal, este é um tipo de ação que tem muito a ver com a cultura da empresa. Outro passo importante deste processo de implantação é engajar os colaboradores para que eles queiram aderir à iniciativa. Usar os jogos nas empresas pode promover novas ideias e ajudar a deixar as pessoas mais propensas a desafiarem a si mesmas. Os jogos podem ser úteis, por exemplo, para novos colaboradores, equipes que tiveram conflitos recentes ou funcionários que foram além no trabalho”, explica Tathiane Deândhela.

 

Aqui no Brasil, uma pesquisa realizada pela Gupy, empresa de tecnologia para recursos humanos, mostrou que as empresas têm usado a gamificação, inclusive, no treinamento de funcionários. O levantamento, que ouviu mil empresas de diferentes portes, sendo a maioria das companhias da área de TI, instituições financeiras, atacado, varejo e serviços de saúde, revelou que quatro em cada dez organizações no Brasil utilizam treinamentos com gamificação para desenvolver funcionários. Tathiane explica que cada vez mais as empresas têm usado essa estratégia. “A gamificação nada mais é que um processo de usar a lógica e o design de jogos para tornar o trabalho mais divertido e envolvente. Então, nesse conceito de usar videogame no trabalho, podemos criar atividades que envolvam a adição de pontos, emblemas, tabelas de classificação e recompensas às tarefas de trabalho existentes. Sendo assim, a gamificação frequentemente promove o trabalho em equipe e a colaboração, bem como ser uma competição saudável”, relata Deândhela.

 

A especialista em produtividade relata que em sua empresa adota estratégias de gamificação. “No Instituto Deândhela nós utilizamos a gamificação de duas maneiras. A primeira delas é a mais tradicional e simples, que é reunir a equipe para jogos de tabuleiro, cartas e até mesmo videogames. Esses momentos costumam acontecer após intensos períodos de reuniões estratégicas e planejamento, para levantar o ânimo da equipe. A segunda forma de gamificação que implementamos é medindo o desempenho individual dos colabores ao longo do ano. Temos uma série de indicadores gerais e por área que mostram de forma clara quem se destacou ao longo do ano. Isso nos permite premiar esses colaboradores. Já tivemos premiações como um dia no SPA, viagens e experiências imersivas, e presentes especiais.”

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito