Publicidade

Empresa de tecnologia de Santos lança maior projeto de mobilidade sustentável do Brasil

Comprometida em minimizar os impactos ambientais causados pela emissão de carbono, a ModalGR criou a iniciativa #Voudebike e distribuiu 200 bicicletas elétricas para colaboradores.

17 de maio de 2022 17:07

São Paulo, maio de 2022 – Dedicada ao incentivo de práticas sustentáveis, a ModalGR, empresa de consultoria em tecnologia & inovação localizada em Santos, no litoral paulista, lançou o maior projeto de mobilidade sustentável do Brasil. O #Voudebike é uma iniciativa que distribuiu 200 bicicletas elétricas para colaboradores com o objetivo de contribuir para a diminuição da emissão de carbono, do trânsito, além de estimular a adoção de hábitos saudáveis.

Idealizado por meio de um convênio com uma empresa de mobilidade urbana, que oferece assinatura de bicicletas elétricas, o #Voudebike é a primeira iniciativa de uma série de ações que a empresa planeja desenvolver. O título de maior projeto de mobilidade sustentável do país se dá porque a ModalGR disponibiliza uma bicicleta de uso exclusivo para cada consultor, diferente de outras empresas, que adotam veículos compartilhados.

Segundo Danilo Abbondanza, CEO da empresa de tecnologia, as bicicletas foram entregues para consultores e o uso dos equipamentos é gratuito. Os colaboradores contemplados podem utilizar o veículo para ir ao escritório, faculdade ou fazer atividades de lazer. Além das bicicletas, os funcionários receberam capacete, uma trava U e um carregador de bateria. A manutenção e o seguro dos equipamentos são de responsabilidade da ModalGR.

“Quando lançamos o projeto, a reação dos consultores foi a melhor possível. Temos muitas pessoas jovens no time, que usam a bicicleta para ir a faculdade, por exemplo, mas o veículo serve para ir aonde quiserem. Nossa intenção sempre foi ser uma referência em todos os âmbitos, desde a qualidade das nossas soluções até as práticas voltadas ao bem-estar do time”, explica Abbondanza.

Lançado em outubro de 2021, as bicicletas entregues já estão percorrendo as ciclovias de Santos e região, e já percorreram uma média de 7.800 km nesse período. Conforme explica o CEO da ModalGR, a iniciativa foi pensada tanto para contribuir com a questão ambiental, quanto para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

“A ideia de criar o projeto era incentivar a diminuição da emissão de carbono e o trânsito. Em seis anos, por exemplo, mais de 900 toneladas de CO2 deixarão de ser emitidas com a utilização desse meio de transporte. Ao mesmo tempo, nós queríamos estimular a facilidade de locomoção e adotar hábitos mais saudáveis. Essa é uma das nossas iniciativas para entregar resultados para o planeta e construir um futuro melhor. Essa ação faz parte de uma série de iniciativas da ModalGR para uma postura ambiental mais responsável e a forma que encontramos de entregar resultados para o Planeta”, ressalta Abbondanza.

Segundo a analista administrativa Mariana Farah, que utiliza a bicicleta diariamente para ir trabalhar e em atividades de lazer, o veículo otimiza o tempo na rotina e a ajuda a se programar melhor. “A bike elétrica é muito boa para ir para o trabalho e também para passear. Ela é bem prática e rápida.

Com a bicicleta, posso me programar para sair em qualquer horário, porque na ciclovia não tem trânsito e os semáforos são bem menores, fora o gasto, que não existe”.

No dia a dia, Mariana pedala 5 km no trajeto de casa ao trabalho, e do trabalho para casa. Apesar de morar próximo ao escritório, a analista administrativa já utilizou a bicicleta para percorrer distâncias mais longas aos finais de semana. “Aqui em Santos não temos muito problema com distâncias, as vias são superacessíveis e há muitas ciclovias na cidade. Utilizando a bike para o lazer, já cheguei a fazer 45 km em um trajeto por Santos, São Vicente e Guarujá”, conta.

Práticas sustentáveis

Certificada pela segunda vez consecutiva com o selo Great Place To Work (GPTW), que reconhece empresas que fazem um bom trabalho com seus funcionários, a ModalGR atua para se destacar no comprometimento com o meio ambiente, unindo inovação e sustentabilidade em seus projetos.

“Nós acreditamos que tecnologia e meio ambiente não são opostos. Queremos nos destacar pelo comprometimento em minimizar o impacto ambiental, ter responsabilidade social e adotar boas práticas de governança corporativa”, ressalta Danilo Abbondanza. Segundo ele, estudos defendem que as práticas ligadas à sustentabilidade, questões sociais e de governança tendem a proporcionar melhores resultados para as empresas.

Além do #Voudebike, a ModalGR tem alguns projetos em andamento, como a coleta seletiva (separação do lixo), implantação de placas solares em seu edifício que possui três andares para substituir para energia renovável/limpa, e demais iniciativas em estudo, como jardim vertical e reutilização de água da chuva.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito