Publicidade
Além de estande no maior evento mundial de cidades inteligentes, Brasil vai contar com uma das maiores delegações do Smart City Expo World Congress 2023
O Brasil se prepara para participar mais uma vez do maior evento mundial em cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress, realizado nesta semana em Barcelona, na Espanha. Além de um estande na feira, o país está levando uma das maiores delegações de uma mesma nacionalidade para o evento, sendo parte expressiva da Smart City Week – Comitiva Barcelona 2023, organizada pelo sexto ano pela Global Business, La Salle Technova Barcelona e pelo iCities.
Profissionais, gestores e entusiastas brasileiros do ecossistema global de cidades inteligentes participam de uma semana de imersão na capital mundial das smart cities. Além de integrar a programação do Smart City Expo World Congress, a comitiva terá cinco dias de intenso conhecimento, experiências e contato com o futuro das cidades. Representante da Fira Barcelona no Brasil, o iCities é o hub de negócios que organiza desde 2018 o Smart City Expo Curitiba, e que se prepara para trazer o IOT Solutions Congress Brasil para São Paulo, em junho de 2024. A comitiva conta ainda com a organização logística da Global Business e a certificação da La Salle Technova.
“Os 127 participantes da comitiva vão participar dos três dias de feira e congresso, de 7 a 9 de novembro, além de fazer muito networking entre os integrantes, que vêm de 50 cidades e 12 estados brasileiros, com uma programação exclusiva da comitiva, com tradução simultânea. Além dos eventos com a La Salle, realizamos visitas técnicas exclusivas com representantes do bairro 22@ (antiga zona industrial convertida em polo de inovação), em centros de inovação, multinacionais e cases como o sistema de gestão de resíduos e o sistema integrado de transportes urbanos”, explica Caio Castro, sócio diretor do iCities.
A comitiva reúne representantes de municípios como Curitiba (PR), São Paulo (SP), Santo André (SP) e Araguaína (TO). Também estarão presentes gestores públicos, pesquisadores, especialistas, executivos e empreendedores da iniciativa privada.
Além da emblemática visita ao distrito de inovação 22@ junto de Josep Piqué, presidente da La Salle Technova, os participantes também irão visitar as principais instituições governamentais de apoio e promoção de tecnologia, inovação e empreendedorismo da capital da Catalunha, como Barcelona Activa e Media-TIC.
Pela quinta vez, Curitiba é uma das seis cidades finalistas do World Smart City Awards 2023, a maior premiação global de smart cities. Concedido a cidades por estratégias globais desenvolvidas que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os seus cidadãos a categoria City Award do inclui ainda Barranquilla (Colômbia); Izmir (Turquia); Makati (Filipinas); Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra). Na edição deste ano, a disputa recebeu inscrições de cidades de 63 países.
“Desde 2017, a prefeitura retomou fortemente as ações que identificam Curitiba como uma cidade inovadora e de vanguarda, construindo uma cidade ainda mais sustentável e inteligente para o futuro, com melhor qualidade de vida para seus cidadãos. É com alegria que recebemos mais este reconhecimento internacional que mostra para o mundo o cuidado que a capital paranaense tem com o curitibano e que é modelo para o mundo”, destaca o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito