Publicidade

ABDE e Softex firmam parceria para impulsionar linhas de fomento em TICs, microeletrônicas e MPEs inovadoras

As duas instituições trabalharão em conjunto

28 de março de 2024 07:42

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e a Softex firmaram hoje, 26 de março, na sede do Banco do Brasil, em Brasília, um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a disseminação de informações qualificadas sobre crédito e fomento, acesso a conteúdo financeiro para a sustentabilidade e competitividade do setor de TICs e de microeletrônica, bem como para empresas inovadoras, em especial, as de micro, pequeno e médio porte (MPMEs) em todo o território nacional.

Por meio da parceria, as duas instituições trabalharão em conjunto na troca de conhecimento para promoção de linhas de fomento para esses segmentos pelo Brasil por meio de workshops, fóruns e eventos de capacitação, bem como na coleta de informações dos ecossistemas das microrregiões para mapear necessidades não atendidas e desenvolvimento de políticas públicas estruturantes. Estão previstas, ainda, a produção e a distribuição de cartilhas e e-books.

“O Sistema Nacional de Fomento entende e apoia projetos focados em inovação que ajudem no desenvolvimento da economia brasileira e do nosso país. O crédito para inovação tem um papel importante na ampliação da competitividade e sustentabilidade dos negócios no setor de tecnologia. A ABDE comemora essa parceria e espera que nossa cooperação capacite ainda mais as Instituições Financeiras de Desenvolvimento para que possam continuar colaborando com o crescimento de um mercado tão importante no Brasil”, afirma Celso Pansera, presidente da ABDE.

“Como pioneiros na colaboração com o BNDES na criação da primeira linha de financiamento destinada a empresas de tecnologia da informação e operações de capital de risco nos anos 90, nossa jornada nos proporcionou uma vasta experiência e conhecimento ao longo de mais de duas décadas. Aproveitando esse legado e com a influência da Associação queremos instigar os bancos de fomento a adotarem uma abordagem mais estratégica em relação ao nosso setor. Nosso objetivo é ampliar as possibilidades de financiamento para empresas que buscam recursos para inovar e expandir seus negócios”, explica Ruben Delgado, presidente da Softex.

A ABDE reúne e representa 34 Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) públicas e privadas no Brasil, incluindo bancos públicos federais, bancos e agências de fomento subnacionais, do sistema cooperativo, além da Finep e Sebrae. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF), que representa mais de R$ 2,4 trilhões em operações de crédito, além de contar com larga experiência na criação e administração de fundos para projetos de desenvolvimento.

Já a Softex atua há 27 anos na promoção da competitividade e da inovação na indústria de software e serviços de tecnologia da informação no Brasil por meio de seus 22 agentes regionais distribuídos por 13 estados brasileiros e no Distrito Federal. A entidade possui 22 ICTs credenciadas e 19 aceleradoras parceiras e beneficia cerca de 4 mil startups e mais de 6 mil empresas.

 

Por Karen Kornilovicz
Agência Softex

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito