Publicidade

30ª edição do Technology Radar da Thoughtworks destaca uso da Inteligência Artificial em todo o ciclo de entrega de software

Relatório aponta nova onda de ferramentas de IA e reforça espaço para crescimento

3 de abril de 2024 14:10

A Thoughtworks, consultoria global de tecnologia que integra estratégia, design e engenharia, acaba de anunciar a 30ª edição do Technology Radar, um relatório semestral baseado nas observações, conversas e experiências da linha de frente da Thoughtworks para solucionar os desafios de negócios mais complexos de seus clientes.

O relatório oferece conteúdos sobre tendências tecnológicas emergentes e destaca o crescente impacto da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) na entrega de software, explicando como uma nova onda de ferramentas de IA tem o potencial de impulsionar equipes de engenharia, aumentando suas capacidades e melhorando os resultados.

De acordo com a Thoughtworks, esses recursos vão além da geração de código: podem auxiliar em outras facetas do ciclo de desenvolvimento de software, incluindo testes, criação de documentação e até refatoração. No entanto, a consultoria observa que ainda há espaço para amadurecer — as equipes de engenharia precisam permanecer vigilantes e pragmáticas na forma como utilizam essas ferramentas emergentes.

“As ferramentas de GenAI têm a capacidade de ajudar equipes de engenharia de software de muitas maneiras diferentes — são mais do que assistentes de codificação”, explica Rachel Laycock, Diretora de Tecnologia da Thoughtworks. “Elas podem impactar significativamente a resolução de problemas técnicos e, embora os riscos precisem ser adequadamente gerenciados, ainda é uma área que precisa ser explorada por parte dos líderes de negócios para obter uma vantagem competitiva.”

Os temas em destaque na 30ª edição do Technology Radar incluem:

  • Equipes de desenvolvimento de software assistidas por IA: Ferramentas assistidas por IA como GitHub Copilot, CodiumAI, Aider e Continue influenciam quase todos os aspectos do ciclo de desenvolvimento de software. Em meio à empolgação com o impacto potencial da GenAI, equipes de engenharia eficazes devem focar na qualidade e segurança do software, mantendo não desenvolvedores cientes dos riscos potenciais.
  • Licenças “open-ish” source: Novos modelos de licenciamento estão prejudicando o ecossistema de software de código aberto; há uma tendência crescente de colocar funcionalidades e recursos principais atrás de barreiras de pagamento. Os tecnologistas precisam prestar atenção aos detalhes das licenças dos produtos que utilizam e garantir que todos os arquivos de um repositório estejam cobertos.
  • Aproximando solicitações de pull (PRs) da integração contínua (CI) adequada: As solicitações de pull são frequentemente vistas como sinônimo de revisão por pares no processo de desenvolvimento de software. Embora valiosas em alguns contextos, elas também podem interromper o fluxo do desenvolvedor e prejudicar a velocidade da entrega de software. Várias ferramentas apresentadas no relatório tentam minimizar esse desafio e tornar as solicitações de pull mais suaves e sem possíveis atritos. Embora a Thoughtworks ainda veja a Integração Contínua (CI) como a prática preferida para gerenciar código, para organizações que não podem usá-la, é particularmente importante explorar novos métodos para melhorar a precisão e velocidade da integração, ainda mais se o throughput de codificação continuar aumentando devido à adoção de assistentes de codificação.
  • Padrões de arquitetura emergentes para modelos de linguagem grandes (LLMs): Padrões são populares no mundo da tecnologia porque fornecem um nome sucinto para uma solução útil dentro de um contexto de um problema específico. Com o crescente uso de LLMs, estamos começando a ver o surgimento de padrões de arquitetura específicos para suportar contextos comuns. Por exemplo, discutimos os NeMo Guardrails, que permitem aos desenvolvedores criar políticas de governança em torno do uso de LLMs.

    “O Technology Radar da Thoughtworks é impulsionado pela paixão profunda que temos por compartilhar os insights que obtivemos sobre como a tecnologia está evoluindo e nossas avaliações sobre ferramentas, técnicas e estruturas com base em nossa experiência no mundo real,” afirma Rebecca Parsons, CTO Emérita da Thoughtworks. “Assim, é muito oportuno que a 30ª edição destaque o “esporte em equipe” que o desenvolvimento de software é e tem sido por décadas”, conclui.

Acesse www.thoughtworks.com/radar para explorar a versão interativa do relatório ou baixar a versão em PDF.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito