Publicidade

3 soluções para otimizar a gestão de verbas comerciais nas indústrias em 2024

COO da Astéria, Kleber Astolfi, destaca como a eficácia na alocação de recursos pode impulsionar o sucesso do trade marketing

22 de março de 2024 15:04

A gestão eficaz das verbas comerciais é essencial para o sucesso das indústrias, especialmente no contexto do trade marketing. A alocação inadequada de recursos, a dificuldade em mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) e a falta de visibilidade sobre as verbas disponíveis são alguns dos principais desafios enfrentados por essas empresas.

Segundo o COO da Astéria, Kleber Astolfi, a alocação inadequada de recursos entre os diferentes canais de venda é um dos principais desafios enfrentados pelas indústrias na gestão de suas verbas comerciais. “É essencial que as empresas tenham uma visão clara das necessidades de cada canal e utilizem métricas adequadas para avaliar o desempenho das atividades de trade marketing”, afirma.

Uma má gestão das verbas comerciais pode resultar na redução da eficácia das atividades de trade marketing, na perda de oportunidades de crescimento e no desperdício de recursos financeiros. Por isso, a implementação de soluções tecnológicas avançadas para melhorar a gestão das verbas comerciais é essencial.

Dessa forma, Kleber Astolfi, reúne três soluções fundamentais:

 

1.Definição clara de objetivos e metas de trade marketing

Uma das melhores práticas para otimizar o uso das verbas comerciais é a definição clara de objetivos e metas de trade marketing. Isso permite que as empresas tenham uma visão mais precisa de onde desejam chegar e como as verbas podem ser alocadas de forma estratégica para alcançar esses objetivos. Com metas bem definidas, é possível direcionar os recursos de forma mais eficaz, evitando desperdícios e garantindo que cada investimento contribua para o sucesso das estratégias de trade marketing.

Para Kleber Astolfi, o estabelecimento de critérios claros e transparentes, além da promoção da colaboração entre as equipes é imprescindível para a distribuição equitativa das verbas. “A falta de visibilidade sobre as verbas disponíveis pode impactar negativamente nas decisões estratégicas das indústrias, levando a alocações ineficientes de recursos e dificultando a identificação de oportunidades de otimização”, explica.

2.Segmentação eficaz dos clientes e canais de venda

Outra prática importante é a segmentação eficaz dos clientes e canais de venda. Ao segmentar o mercado de forma adequada, as empresas podem direcionar suas verbas de forma mais precisa, adaptando suas estratégias de trade marketing para atender às necessidades e preferências específicas de cada segmento. Isso permite uma alocação mais eficiente dos recursos, garantindo que cada ação de trade marketing atinja o público-alvo no momento certo.

 

3.Utilização de ferramentas de análise de dados para embasar as decisões

A utilização de ferramentas de análise de dados é fundamental para embasar as decisões relacionadas à gestão das verbas comerciais. Com acesso a dados precisos e atualizados, as empresas podem avaliar o desempenho de suas ações de trade marketing, identificar tendências e padrões de consumo, e tomar decisões mais embasadas e estratégicas. Isso permite uma alocação mais inteligente dos recursos, garantindo que cada investimento gere o máximo retorno possível.

“É recomendado que as indústrias adotem uma cultura de gestão baseada em dados e análises, estabeleçam processos claros e eficientes, invistam em capacitação das equipes e realizem revisões periódicas dos processos para se adaptarem às mudanças do mercado e às necessidades da empresa”, finaliza Kleber.

 

*Assessoria

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito