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C.A.I.O., o novo membro da diretoria executiva

Empresas que possuem gestores informados sobre atualidade estão preocupadas com a inteligência artificial

1 de abril de 2024 13:37
por:

Maria Luiza Reis é uma engenheira mecânica e PhD em Engenharia Nuclear, cuja carreira em tecnologia começou cedo e se destacou por sua contrib...

Todas as empresas do planeta que possuem gestores minimamente informados sobre atualidade estão preocupadas com a inteligência artificial. Todas!


É fácil perceber que as mudanças serão profundas e ainda não está claro quem irá ganhar e quem irá perder. É similar a um jogo de basquete, em que a todo momento um time faz uma cesta e tudo pode acontecer.


Como esperar não é uma opção para quem é empresário raiz, é necessário de começar imediatamente a traçar estratégias e pensar em um futuro próximo com inteligência artificial.


Ser otimista é uma condição inerente a todos os empresários de sucesso, eles devem liderar esse processo e estar prontos para surfar na onda dessa tecnologia despontando para o mercado global. Ao planejar o futuro de sua empresa na era da inteligência artificial, existem muitos caminhos para escolher e a decisão pode custar caro e ser irreversível, por outro lado, o conservadorismo de esperar a tecnologia amadurecer não é uma opção viável devido às grandes transformações nos mercados e isso está deixando a alta gestão das empresas em permanente estado de tensão. O que vai acontecer com o futuro da minha empresa? Quanto ela vai valer daqui a dez anos?


Os impacto da inteligência artificial não se dá somente pela tecnologia, mas também pela massa de dados utilizada, refletindo o pensamento e o comportamento humano, sendo um poderoso recurso de marketing.


Então, para começar a estudar o impacto da AI na sua empresa nada mais oportuno que revisar seu quadro SWOT. Nesse caso, vamos analisar o SWOT especificamente sobre inteligência artificial que é o tsunami que está chegando para mudar mundo.


Relembrando, SWOT é o acronimo em inglês para : forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses),
oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats).


Para identificar claramente esses aspectos, é preciso compreender e posicionar os impactos da inteligência artificial no seu negócio, na concorrência e no seu mercado.


É importante avaliar a capacidade da empresa e seus colaboradores em se apropriar da tecnologia, usando o que há disponível e também se reinventando. Isso não é pouco! Por essa razão as grandes empresas estão criando uma nova diretoria de Inteligência Artificial. Parece apenas uma modinha, mas não é! É uma posição extremamente estratégica, como de uma liderança em tempos de crise.


Também conhecido como Chief Artificial Intelligence Officer ou CAIO, esse novo C-Level deve ser o comandante dessa guerra da sobrevivência corporativa. Ele deverá ter conhecimento técnico e uma comunicação fluida com o CEO e com o CFO para alinhar estratégias de crescimento. Ele também deve ser capaz de reconhecer e liderar as competências multidisciplinares e acompanhar a diretoria de marketing para monitorar a concorrência e as necessidades e desejos dos novos consumidores.


O CAIO deverá ser um super diretor, não apenas um técnico, mas um estrategista que domina todo o processo e é capaz de traçar os caminhos da empresa na era da Inteligência Artificial.

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