Publicidade

Será o fim da TV por Assinatura?

Pesquisa realizada pelo Melhor Escolha aponta uma queda de 26% nos últimos 12 meses.

19 de julho de 2022 17:32

Com a chegada e o avanço dos serviços de streamings no Brasil e no mundo, a busca por planos de TV por assinatura acabou sofrendo uma queda. Segundo pesquisa realizada pelo comparador de planos de internet e TV por assinatura, Melhor Escolha, as buscas dos usuários por planos TV por Assinatura e pacotes combo caíram mais de 26% nos últimos 12 meses, enquanto que a busca por planos de internet banda larga avulsos subiram 33% no mesmo período.

 

Outro dado da pesquisa mostra que, nos últimos 12 meses os acessos à TV por assinatura pós-paga caíram 5,5%, porém essa queda não é uma novidade no setor, pois nos últimos 5 anos esse número de acessos despencou em 29,2%. Entretanto, foi observado que no mesmo período houve um crescimento de 51,8% referente ao acesso da internet banda larga.

 

A popularidade dos streamings no Brasil não é nenhuma novidade, mas a velocidade com que o setor cresceu vem surpreendendo. De acordo com o “relatório de adoção de Streaming Global do Finder”, 65% dos adultos brasileiros têm pelo menos um serviço de streaming, muito acima da média global de 56%.

 

O Melhor Escolha acompanhou acompanhou todo esse movimento e percebeu também que as operadoras novas até tentaram agitar o mercado, mas acabaram falindo, como o caso da BluTV, a operadora por assinatura oriunda de Uberlândia, Minas Gerais, que esteve presente no mercado durante dois anos, mas teve sua falência decretada em março de 2022.

 

Essa queda nas assinaturas nos planos de TV por assinatura e o aumento no número de assinantes nas plataformas de streamings pode ser o reflexo das mudanças tardias realizadas pelas maiores operadoras. A Claro, por exemplo, foi a primeira a se movimentar, mas isso aconteceu apenas no final de 2020 com a chegada do Claro Box, um plano de TV por assinatura para assinantes e não assinantes da operadora por um preço mais barato.

 

Já em junho deste ano, a Oi lançou o Play TV, aplicativo que traz canais tradicionalmente presentes na TV paga, como o Globo News, SporTV, BandSports, Comedy Central, além do acesso aos conteúdos do Paramount+.

 

Não se sabe ao certo se é possível decretar o fim da TV por assinatura, mas já podemos observar um ciclo linear em relação aos streamings da mesma forma que aconteceu na época do crescimento das assinaturas de planos de TV.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito