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A Maratona de Curitiba é uma das maiores corridas de rua do Brasil
O desenvolvimento de uma cultura de inovação parte da experimentação constante, da disponibilidade e capacidade de transformarmos os nossos hábitos e ações com o objetivo de alcançar melhores resultados e capturar mais valor.
Assim como para a construção de uma forte cultura de inovação, os princípios por trás de encarar o desafio de uma maratona são similares. Se você está começando a correr na rua, por exemplo, participar das distâncias de 21k ou de 42k da Maratona de Curitiba não serão objetivos de curto prazo. Para alcançar essa meta, o ideal é estabelecer um plano de ações com mudanças graduais, incluindo objetivos intermediários que permitam pequenas vitórias constantes e abasteçam a sensação de progressão no objetivo principal.
A lógica é simples: para enfrentar uma maratona, é necessário perceber a própria evolução e aprender continuamente, evitando frustrações por não entender todas as variáveis físicas e emocionais, assim como as próprias capacidades e ajustes no processo de treinamento para a distância escolhida.
Cada empresa é um organismo vivo, composto por uma série de variáveis que definem a saúde corporativa e sua própria capacidade de adaptação na resolução dos desafios. Planejamento estratégico, objetivos claros e mensuráveis, exposição à riscos e especialmente, diálogo e alinhamento entre as pessoas e times são essenciais na construção de um ambiente com espaço para inovação.
Quando fazemos um paralelo entre a inovação no ambiente corporativo com a participação em uma Maratona, vemos que a essência é a mesma. Tudo parte do desenvolvimento de uma cultura e da construção do comportamento inovador, valorizando e abrindo espaço para erros e aprendizados que promovem a transformação e nos aproximam do objetivo final.
Do lado da organização de corridas, é normal vermos instituições fechadas no seu planejamento e na proposta da experiência de prova, acostumadas a uma abordagem top-down, na qual os corredores são relegados a uma função passiva, única e exclusivamente de coadjuvantes do que é ofertado.
Na maratona de Curitiba, vemos essa dinâmica de forma diferente. Entendemos que o produto final é resultado de uma co-criação com a base de corredores e de todos os stakeholders envolvidos na ampla jornada de experiências da prova.
Desde sempre acreditamos no diálogo, em uma relação de troca e aprendizado nas redes sociais e nos demais canais de comunicação da Maratona. Com o objetivo de impulsionar ainda mais o fortalecimento de uma comunidade ativa no entorno da prova, assim como encontrar formas de nos conectar emocionalmente e construir relações reais em todas os pontos de contato, na qual não só as pessoas interagem com a organização, participando de decisões, como interagem entre si, gerando valor, buscamos por ferramentas e softwares que nos auxiliem a consolidar os dados do público e gerenciar essa rica troca de informação.
Nesse sentido, encontramos o One Hub, um ecossistema de soluções que transforma a nossa audiência em dados, assim como a troca de informações em planos de ações que promovem melhorias na experiência do nosso consumidor, tanto no digital como no ambiente físico.
Com essa mudança, transformamos o nosso relacionamento com a comunidade em dados relevantes para tomada de decisão. Hoje temos capacidade para implementar uma estratégia de captação de leads com enriquecimento de dados, lançar páginas para ativações e promoções phygitais sem gastar com desenvolvimento ou entregar experiências imersivas e gamificadas para ampliar o nosso alcance com muita agilidade. Um diferencial competitivo que envolve as marcas parceiras, viabilizando a troca de informações e dados adquiridos em conformidade com a LGPD.
A Maratona de Curitiba por essência é um desafio esportivo, porém o conjunto de experiências em toda a jornada fazem dela um projeto de esporte, entretenimento, arte, relacionamento e negócios entre os mais variados stakeholders do ecossistema da corrida. Uma união de fatores são o que tornam a Maratona de Curitiba um momento inesquecível para os atletas.
Entre eles estão os percursos pensados para os mais de 10 mil atletas, que valorizam os principais pontos turísticos da cidade, experiências exclusivas nos treinos da Maratona Running Crew, uma das maiores premiações do Brasil para atletas de elite e a Expo Maratona, uma grande feira esportiva que eleva a experiência dos mais de 30 mil participantes com três dias de festa e muita troca positiva no Museu Oscar Niemeyer, o principal ícone do turismo e da arte de Curitiba.
Inovar é fazer o mesmo de forma diferente, melhor. Correr a Maratona de Curitiba é encarar um processo de busca pela sua melhor versão.
A jornada conta com uma rede de apoio, entre elas, está a Assespro-PR/parceria Acate, entidade que no Estado representa o setor de TI. À frente da presidência, Josefina Gonzalez entende como fundamental a aliança entre esporte, comunicação e tecnologia. “Participo em dois momentos: primeiro, como representante de uma entidade que entende a força do esporte como fundamental na saúde das pessoas e como válvula de escape inclusive para nós, profissional que atuamos em uma carreira que, por vezes, toma muito do nosso tempo; segundo, como maratonista, afinal, sou entusiasta do esporte, pratico com rotina atividade física e fico muito contente em poder unir tecnologia e vida saudável neste grande momento que é a Maratona de Curitiba”, destaca. Josefina destaca, ainda, que essa tríplice união – esporte, comunicação e TI – é importante para a forma como experimentamos, consumimos e participamos da vida em comunidade.
Maratona de Curitiba
Data: 19 de novembro
Distâncias: 42 km, 21 km, 10 km e 5km.
Período de inscrições: até 8 de novembro ou até esgotamento das vagas.
Site do evento: hops://bit.ly/maratonadecuri-ba2023
Expo Maratona de Curitiba
Data: 16, 17 e 18 de Novembro
Local: Museu Oscar Niemeyer
Patrocínio Premium:
Volkswagen Barigui, Asics, Loja Procorrer
Patrocínio Standard:
Cetac
Patrocínio Smart:
Sanepar, Verde Mais
Parceiros:
KWM, Mate Leão, Pina
Media Partner:
RNTI
Realização e Organização:
Global Vita Sports e Associação Pro Correr
Apoio Institucional:
Prefeitura de Curitiba
Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito