Publicidade

IDC projeta crescimento de 8,2% para o mercado de TIC no Brasil e relaciona dez tendências para este ano

As perspectivas para o mercado brasileiro de TIC em 2022 são bastante positivas

14 de março de 2022 16:15

As perspectivas para o mercado brasileiro de TIC em 2022 são bastante positivas, com previsões de crescimento importantes tanto em TI quanto em Telecom segundo dados da edição 2022 do estudo IDC Predictions Brazil, que anualmente antecipa as tendências e movimentos desses segmentos.

A expectativa é que o setor de TIC, que reúne tanto os mercados de TI quanto de Telecom, cresça 8,2%, enquanto, individualmente, TI avance 10,6% e Telecom 4%. Já o mercado de TI Enterprise, composto exclusivamente por empresas, deve crescer 8,9%.

De acordo com a IDC, as principais iniciativas estratégicas que direcionarão os gastos de TI em 2022 são: produtividade e controle de custos, customer experience, novos produtos e serviços, e atração e retenção de talentos.

A IDC Brasil também relacionou dez tendências do mercado brasileiro de TI e Telecom para 2022. A saber:

1 – Demanda maior que a oferta de componentes

2 – Os ambientes híbridos, que incluem Cloud e recursos de TI tradicional, estarão em mais de 70% das empresas de médio e grande porte

3- As complexidades de cybersecurity e as dificuldades para atração e retenção de profissionais farão com que 76% das empresas de médio e grande porte busquem serviços especializados

4- Uso de dados para impulsionar negócios colocará Analytics, AI/ML e Data Management na pauta prioritária de mais de 47% das empresas. Edge e 5G contribuem para este movimento

5- Implantação do 5G standalone e a jornada de ofertas e serviços aos clientes

6- NaaS (Network as a Service) se materializa como opção para infraestrutura de rede

7- Device as a Service (DaaS) evoluem para maior maturidade e ofertas mais abrangentes

8- IoT (Internet of Things) e os desafios para conciliar necessidades de transformação digital, inovação e o pragmatismo da redução de custos

9- Maior participação das áreas de negócio leva provedores de serviços de TI a repensarem seu posicionamento. Mais de 61% das empresas querem uma abordagem consultiva especializada

10- Interesse por dispositivos vestíveis segue em alta e produtos podem ganhar espaço no B2B

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito