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Aplicativos menos conhecidos crescem 46% mais do que marcas líderes

Brand Awareness em aplicativos: conheça 3 estratégias adotadas no último ano pelos apps que mais cresceram

6 de junho de 2022 12:56

A Digital Turbine, principal plataforma independente de crescimento mobile, e a Apptopia, líder em inteligência competitiva em tempo real, lançaram um novo relatório (primeiro de uma série) chamado The BRAG (Brand Relative App Growth ou Crescimento de Apps Relativo a Marcas). O objetivo do estudo, que analisou os dados do último trimestre de 2021, realizado nos EUA, foi destacar as estratégias de aplicativos móveis os quais alcançam volume de instalação acima da média com base em consciência e intenção do consumidor.

 

O levantamento descobriu que após a era iOS 14, quando surgiu a ATT (App Tracking Transparency) e os dados de usuários não ficaram mais à disposição de anunciantes para direcionar campanhas, investir no reconhecimento de marca (o famoso brand awareness), tornou-se prioridade. Campanhas publicitárias de aplicativos passaram a ser mais focadas no conteúdo.

 

“O primeiro Índice BRAG fornece uma visão oportuna das táticas e tendências de marketing móvel nascidas nesta nova era do marketing móvel”, diz Herwin Genz, diretor de vendas da Digital Turbine na América Latina.

 

Em todas as categorias de aplicativos, os melhores no ranking apresentaram uma das seguintes estratégias:

 

Parcerias off-line, incluindo presença e promoções com times esportivos, jogos, atletas e artistas musicais que alinharam a marca com uma base de fãs ativa.
Integrações de ecossistemas móveis, incluindo desenvolvimento de produtos que posicionou aplicativos em sistemas operacionais, blockchain, plataformas de pagamentos e dispositivos de operadora/OEM.
Crescimento liderado pelo produto, incluindo recursos como moeda, experiências, entretenimento ou informação, de forma que os usuários em cada visita tinham mais chance de compartilhamento orgânico.

“Os CMOs estão sempre à procura de estratégias de crescimento bem-sucedidas e por isso decidimos identificar as marcas cujo crescimento ou desempenho móvel está realmente superando a concorrência”, complementa Herwin.

 

“Valorizamos olhar para os problemas de muitos ângulos diferentes”, diz Jonathan Kay, CEO da Apptopia. “Isso ajuda a eliminar todo o ruído nas lojas de aplicativos para descobrir o que está fazendo a diferença e é nisso que trabalhamos ao lado da Digital Turbine”.

 

O relatório combina duas fontes de dados: volumes de instalação no final do segundo trimestre dos dados de desempenho da Apptopia e dados de pesquisa sobre a conscientização dos consumidores e a intenção de instalação dos principais aplicativos em sete categorias diferentes: Compras, Streaming de vídeo, Saúde e fitness, Música e áudio, Finanças, Alimentos e bebidas e Notícias.

 

Aplicativos de varejo menos conhecidos superaram 33% das principais marcas de varejo. Os aplicativos de notícias menos conhecidos superaram mais de 66% das principais marcas de notícias. Nos últimos seis meses, em todas as categorias, os aplicativos menos conhecidos superaram, em média, 46% das marcas líderes.

 

Sobre o Índice BRAG

O Índice BRAG, ou Índice de Crescimento de Aplicativo Relativo à Marca, é a primeira série de relatórios desse tipo a focar e medir o crescimento do usuário do aplicativo em relação ao funil da marca (ou seja, consciência e intenção do consumidor). A Digital Turbine e a Apptopia fizeram uma parceria para criar o relatório integrando pesquisas de consumidores com os dados de desempenho da Apptopia para identificar aplicativos prósperos que estão transcendendo seu funil de marca e “superando seu peso”. Com esse insight, a série de relatórios analisa em profundidade as estratégias de crescimento vencedoras usadas por esses aplicativos Transcender. Para ver o relatório completo acesse: Bragindex

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