Publicidade

9 Tecnologias que têm inovado em setores tradicionais

De saúde, varejo físico até automóveis e governança, conheça as tecnologias que tem impulsionado o mercado

19 de outubro de 2021 08:13

Em homenagem a Santos Dumont, neste 19 de outubro, comemora-se o Dia da Inovação, celebrando o primeiro voo bem-sucedido do brasileiro com um dirigível ao redor da Torre Eiffel, e nada melhor do que comemorar esse dia conhecendo algumas tecnologias que têm inovado em setores mais tradicionais como varejo, transportes, saúde, imóveis, entre outros.

1 – Varejo Físico

Ter uma loja hoje em dia pode parecer um desafio com tantos atrativos no e-commerce, mas a verdade é que o comércio offline nunca vai acabar, e algumas tecnologias tem ajudado, inclusive, a trazer os consumidores de volta para off-line. É o caso da plataforma de inteligência de dados e CRM da Spot Metrics , empresa de tecnologia que trabalha para gerar valor por meio de dados e ajudar empresas a tomar decisões mais assertivas sobre o negócio.

Com a solução é possível ter conhecimento sobre qual o valor do cliente, quando será a próxima compra dele, quantos clientes estão prestes a não se relacionar mais com a loja ou shopping. O sistema entende o que os consumidores querem e sugere campanhas personalizadas para aquele público.]

2 – Logística e Transportes

Quem acha que esses setores são puramente analógicos está muito enganado. Ao longo do último ano, principalmente, foi preciso melhorar os processos tecnológicos para dar conta de tanta demanda, e é isso que as ferramentas oferecidas pela AgileProcess e o TruckPad , primeira plataforma da América Latina a conectar caminhoneiros autônomos e transportadoras, possibilitam.

A AgileProcess, empresa de tecnologia inteligente para otimização logística que faz parte do Grupo Intelipost , líder em gestão de frete no Brasil, ajuda a otimizar o uso da frota com o auxílio de inteligência artificial. Uma das soluções é um software que sequencia as entregas do dia e oferece as melhores rotas, para economizar tempo e reduzir em até 30% os gastos com combustíveis. Além disso, oferece um sistema que comprova as entregas no exato momento em que elas são realizadas e permite que tanto os gestores, como os consumidores, monitorem as etapas de entrega em tempo real, assim como já vemos em aplicativos de entrega de comida, por exemplo.

Enquanto nos transportes, o TruckPad surge no mercado com a missão de solucionar um dos principais gargalos do segmento de transporte rodoviário de cargas: fretes feitos por pequenos e médios transportadores. Pela plataforma, que soma mais de um milhão de downloads, as PMEs podem selecionar motoristas específicos para o transporte de suas cargas. Além disso, a empresa oferece o TruckPad Pay, com soluções como emissão de CIOT gratuito, vale-Pedágio obrigatório, pagamento de fretes e o Pós-Pago, proporcionando um fôlego financeiro às transportadoras, que podem adquirir empréstimos para pagamento à vista do frete contratado e conseguir dar mais vazão aos seus negócios, beneficiando também os motoristas, que recebem o valor direto pelo celular com toda praticidade tecnológica.

3 – Saúde

Quem acredita que o setor da saúde não tem mais como se reinventar e segue os métodos tradicionais não poderia estar mais enganado. Com a chegada da pandemia de Covid-19, a área recebeu o gás necessário para acelerar ainda mais seu processo de digitalização e tornar os cuidados com a saúde da população mais ágeis, assertivos e seguros. Para isso, healthtechs como a Laura , que utiliza a inteligência artificial para a gestão de cuidados de ponta a ponta dos pacientes, têm sido verdadeiras parceiras nesta missão.

 

Por meio de inteligência artificial e tecnologia cognitiva, a ferramenta permite a priorização de atendimento em instituições de saúde, assim como o gerenciamento de dados da rotina hospitalar, emitindo alertas para a equipe assistencial. Ativa desde 2016, a tecnologia da Laura já analisou mais de 11 milhões de atendimentos, reduziu em 25% a taxa de mortalidade hospitalar e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas.

4 – Imobiliário

O sonho da casa própria não precisa ser algo distante quando aliamos tecnologia, gestão inteligente e preços competitivos no mercado. E é justamente essa a missão da Rooftop , propetch que conecta potenciais compradores e investidores a imóveis especiais. Por meio da tecnologia, a startup compra residências e terrenos em leilões, regulariza e os coloca à venda com descontos especiais em cada fase: em aquisição, possibilitando um desconto de até 30%; em posse e já totalmente regularizado.

5 – Governança

A Atlas Governance é uma startup SaaS B2B que desenvolve softwares voltados para governança. O principal produto é o Atlas Governance, maior portal de governança da América Latina, que é utilizado por Conselhos de Administração e demais colegiados (como conselho fiscal, comitê de auditoria, comitê de RH, comitê financeiro, comitê estratégico, etc) de organizações de médio e grande porte. Atualmente está presente em países como Brasil, México, Colômbia, Peru, Chile e Argentina. Além disso, mais de 300 organizações utilizam o sistema da empresa, com mais de dez mil conselheiros e profissionais de governança embarcados.

6- Finanças

A Onze é uma fintech de previdência privada e saúde financeira que chega com a proposta de reinventar esse mercado, oferecendo acesso a uma plataforma 100% digital e sem burocracia, fundos diversificados e gestão especializada do dinheiro. Com a solução de saúde financeira da Onze, os colaboradores têm acesso a check-ups financeiros periódicos, consultas individuais com especialistas e uma plataforma com milhares de vídeos sobre finanças.

7- Digitalização de processos

O Aprova Digital , fundado em 2017 por Marco Antonio Zanatta, é uma govtech que tem como objetivo simplificar os processos das prefeituras e transformar trabalhos manuais em fluxos automatizados. Presente em mais de 40 municípios de seis estados diferentes, a startup traz eficiência, transparência e rapidez, integrando serviços entre diferentes repartições públicas e automatizando a análise e emissão de licenciamentos e outros tipos de alvarás, que passam a ser liberados no mesmo dia e de forma 100% digital. Além do impacto ambiental, o Aprova melhora a qualidade do serviço e atendimento oferecido para o cidadão e proporciona uma economia de milhões de reais todos os anos para os cofres públicos.

8 – Mercado automotivo

O Zul+ , principal autotech da América Latina, tem provado para os condutores que o mercado automotivo pode muito bem ser atendido por meio de ferramentas digitais. Neste caso, o Zul está focado em ser a melhor companhia para quem dirige e busca resolver tudo o que está ao redor do carro. O app ajuda o motorista com o cálculo exato dos pedágios em uma viagem e também proporciona passar pela cancela de forma rápida e inteligente com o uso da tag válida em todo país. Além disso, o Zul+ auxilia na consulta e pagamento de multas pendentes, resolve o IPVA e o licenciamento do carro em até 12x, facilita o abastecimento através da função Shell Box, oferece a melhor experiência de compra e ativação de estacionamento rotativo em todo o Brasil e ainda ajuda o motorista com o CRLV Digital. A principal autotech do mercado já conta com a aprovação de mais de 2 milhões de motoristas brasileiros e busca integrar todos os serviços em um só lugar, sendo dinâmico, completo e acessível.

Publicidade

Desenvolvido por: Leonardo Nascimento & Giuliano Saito